ARAUJO, Maria Adeane Dos Santos et al.. . Anais III CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2016. Disponível em: <http://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/22467>. Acesso em: 22/11/2024 09:57
O ensino da química no ensino fundamental é de grande importância, pois a Química é a base da vida, Sua diversidade tem esplendor na natureza e nas inúmeras possibilidades de composição de materiais para as mais diversas aplicações, a exemplo de medicamentos, alimentos, novos materiais, ligas metálicas e energia. Sabendo disso os alunos tem a oportunidade de conhecer a grande diversidade da química no nosso dia a dia. Este trabalho busca minimizar as dificuldades apresentadas por alunos de 9° ano do ensino fundamental em uma escola pública da cidade de Parnaíba, Piauí, no ano de 2015, através de um jogo da tabela periódica em forma de um quebra - cabeça, aplicado pelas bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID). E logo após foi aplicado um questionário com perguntas relacionadas à tabela periódica com a finalidade de constatar a aprendizagem obtida através dessa prática. No entanto a maioria desses alunos apresentam grandes dificuldades pelo fato de ser o primeiro contato deles com a disciplina de química dentro do ensino de ciências. A análise dos resultados revela que, os alunos apresentaram um pouco de dificuldades, porém tiveram bom desempenho, e conseguiram responder as perguntas propostas no questionário. Pela analise geral das respostas, pode-se perceber que ainda houve grande desinteresse, por parte de alguns alunos, no entanto a maioria deles participou e se envolveu com a proposta da prática pedagógica relatando que a prática serviu para esclarecer algumas dúvidas.