Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

LEITURA E ESCRITA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NUMA PERSPECTIVA DE LETRAMENTO

Palavra-chaves: ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA, LETRAMENTO, EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS Comunicação Oral (CO) Educação de Pessoas Jovens e Adultas
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 21326
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 789
    "inscrito_id" => 8404
    "titulo" => "LEITURA E ESCRITA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NUMA PERSPECTIVA DE LETRAMENTO"
    "resumo" => """
      RESUMO\r\n
      Esta pesquisa enfatiza a importância do desenvolvimento de um trabalho na disciplina de Língua Portuguesa fundamentado na ampliação dos usos da língua, preparando os alunos para a participação nas várias práticas de letramento que existem em nossa sociedade. Dessa forma, foi desenvolvida uma sequência de atividades junto aos alunos do 2º Ciclo do Ensino Fundamental da Educação de Jovens e Adultos de uma escola municipal de Campina Grande, PB. Durante as atividades observamos a facilidade que os alunos possuem na oralidade ao apresentar comentários com suas interpretações e análises realizadas a partir da leitura do poema Comício de beco estreito do autor paraibano Jessier Quirino. Durante a atividade que envolveu a escrita, muitos alunos demonstraram insegurança e dificuldades. Contudo, conseguiram colocar seus posicionamentos, suas impressões sobre o atual sistema político de nosso país e demostraram que, a partir do estudo de um texto que traz aspectos próximos à sua realidade, é possível a contextualização do ensino, o compartilhamento de opiniões, a ampliação do nível de leitura, interpretação, análise textual e escrita, uma vez que de forma interativa e discursiva foi possível oportunizar aos alunos o seu posicionamento, a pluralidade de discursos, a formação de opiniões e o desenvolvimento da criticidade.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Educação de Pessoas Jovens e Adultas"
    "palavra_chave" => "ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA, LETRAMENTO, EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA12_ID8404_10082016150235.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:07"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:41"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KEZIA BARBOSA DE QUEIROZ"
    "autor_nome_curto" => "KÉZIA "
    "autor_email" => "keziabqueiroz@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 21326
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 789
    "inscrito_id" => 8404
    "titulo" => "LEITURA E ESCRITA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NUMA PERSPECTIVA DE LETRAMENTO"
    "resumo" => """
      RESUMO\r\n
      Esta pesquisa enfatiza a importância do desenvolvimento de um trabalho na disciplina de Língua Portuguesa fundamentado na ampliação dos usos da língua, preparando os alunos para a participação nas várias práticas de letramento que existem em nossa sociedade. Dessa forma, foi desenvolvida uma sequência de atividades junto aos alunos do 2º Ciclo do Ensino Fundamental da Educação de Jovens e Adultos de uma escola municipal de Campina Grande, PB. Durante as atividades observamos a facilidade que os alunos possuem na oralidade ao apresentar comentários com suas interpretações e análises realizadas a partir da leitura do poema Comício de beco estreito do autor paraibano Jessier Quirino. Durante a atividade que envolveu a escrita, muitos alunos demonstraram insegurança e dificuldades. Contudo, conseguiram colocar seus posicionamentos, suas impressões sobre o atual sistema político de nosso país e demostraram que, a partir do estudo de um texto que traz aspectos próximos à sua realidade, é possível a contextualização do ensino, o compartilhamento de opiniões, a ampliação do nível de leitura, interpretação, análise textual e escrita, uma vez que de forma interativa e discursiva foi possível oportunizar aos alunos o seu posicionamento, a pluralidade de discursos, a formação de opiniões e o desenvolvimento da criticidade.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Educação de Pessoas Jovens e Adultas"
    "palavra_chave" => "ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA, LETRAMENTO, EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA12_ID8404_10082016150235.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:07"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:41"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KEZIA BARBOSA DE QUEIROZ"
    "autor_nome_curto" => "KÉZIA "
    "autor_email" => "keziabqueiroz@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

RESUMO Esta pesquisa enfatiza a importância do desenvolvimento de um trabalho na disciplina de Língua Portuguesa fundamentado na ampliação dos usos da língua, preparando os alunos para a participação nas várias práticas de letramento que existem em nossa sociedade. Dessa forma, foi desenvolvida uma sequência de atividades junto aos alunos do 2º Ciclo do Ensino Fundamental da Educação de Jovens e Adultos de uma escola municipal de Campina Grande, PB. Durante as atividades observamos a facilidade que os alunos possuem na oralidade ao apresentar comentários com suas interpretações e análises realizadas a partir da leitura do poema Comício de beco estreito do autor paraibano Jessier Quirino. Durante a atividade que envolveu a escrita, muitos alunos demonstraram insegurança e dificuldades. Contudo, conseguiram colocar seus posicionamentos, suas impressões sobre o atual sistema político de nosso país e demostraram que, a partir do estudo de um texto que traz aspectos próximos à sua realidade, é possível a contextualização do ensino, o compartilhamento de opiniões, a ampliação do nível de leitura, interpretação, análise textual e escrita, uma vez que de forma interativa e discursiva foi possível oportunizar aos alunos o seu posicionamento, a pluralidade de discursos, a formação de opiniões e o desenvolvimento da criticidade.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.