O presente texto tem como objetivo refletir sobre o processo de ensinar e aprender em uma sala multisseriada. Para isso buscou-se identificar os aspectos históricos da organização de multisseries na educação do Brasil e da Paraíba, sabendo que essa modalidade agrega indivíduos de diferentes séries/anos em uma mesma sala, com um docente, ressaltando os desafios enfrentados pelos autores que, estão inseridos no processo de ensino-aprendizagem, com a intenção de refletir sobre a metodologia utilizada pelo professor nas turmas com essa configuração de ensino. A coleta de dados foi realizada por observação, bem como de uma prospecção exploratória, tratamos da Educação do Campo e seus aspectos históricos; focamos o ensino multisseriado, observando os desafios enfrentados, e por fim apresentamos a realidade de uma escola municipal anos iniciais, trazendo algumas reflexões da realidade vivida pela docente desta instituição, localizada na zona rural no município de Cubatí, situado na microrregião do seridó Oriental da Paraíba, buscou-se entender a prática docente e o que diz respeito à aprendizagem construída no contexto de uma sala de aula composta por alunos de diferentes ‘níveis’ de ensino. Portanto, é necessária a formação continuada de professores, abordando novas metodologias de ensino, adequação do conteúdo à realidade do campo, visto que essa modalidade de ensino está presente em escolas rurais, são desafios a serem enfrentados para um ensino mais eficaz e inovador. Sendo a temática, um objeto de investigação inexplorado localmente, necessita estudos complementares, que integre reflexões e discussões sobre o ensino multisseriado.