O presente trabalho pretende apresentar os resultados iniciais de uma investigação sobre a gestão escolar adotada na Escola Estadual Ministro Jarbas Passarinho (EEMJP). Inaugurada em 1974, localizada no município de Camaragibe, Região Metropolitana do Recife. A escola, no final dos anos noventa e inícios dos anos 2000, segundo relatos, sofria com sérios problemas infraestruturais, administrativos, significativa taxa de evasão escolar e saída constante de profissionais engajados. Havia inclusive a ameaça vinda da Secretaria Estadual de Educação de fechamento da escola. Diante do “abandono” e do “caos”, conforme relatos coletados, a escola recebeu uma nova equipe gestora em novembro de 2003 e com isso houve uma significativa mudança na rotina escolar e pedagógica. Aquela escola que não acolhia adequadamente alunos e profissionais da educação transformou-se profundamente. Tais transformações podem ser evidenciadas pelos prêmios de gestão conquistados, pela alta procura por novas matriculas e pelos resultados nas avaliações estaduais e federais, por exemplo. O presente trabalho se propõe a mostrar como uma escola que estava prestes a fechar resgatou a motivação entre os que nela trabalhavam, construiu uma nova proposta pedagógica, reuniu uma equipe compromissada e modificou a situação de “desordem”.