A crise socioambiental atualmente enfrentada pelo mundo é eminentemente uma crise de percepção inadequada. Ela revela o retrato de como a sociedade se comporta, interage, produz e reproduz no meio ambiente. Diante desse contexto, esse trabalho objetivou-se em analisar a Educação Ambiental na percepção dos professores de uma instituição de ensino médio integral da rede pública estadual, visando refletir a dimensão ambiental nas novas propostas de práticas escolares. O trabalho corresponde a uma pesquisa quanti-qualitativa realizada com professores. Aplicaram-se questionários semi-estruturados e perscrutou-se o Projeto Político Educacional do ano letivo de 2015. Constatou-se que a maioria dos docentes pesquisados tem uma visão utilitarista do meio ambiente, destacando a preservação para os recursos fornecidos ao ser humano; há influência da disciplina que lecionam com suas práticas e estas revelam suas percepções; verificou-se que a reestruturação do currículo não favoreceu a inserção da dimensão ambiental na instituição de ensino. É necessário motivar e suscitar mudanças efetivas para a inserção da dimensão ambiental no currículo para que este contribua para a formação de escolas e territórios sustentáveis.