Neste artigo, descreveremos uma das sequências desenvolvidas no projeto “A leitura como um fator estimulante para as crianças desde os anos iniciais do Ensino fundamental”. Destacamos a relevância do uso da sequência didática como forma de organização do trabalho pedagógico, bem como da importância do uso da literatura em sala de aula, pois esta torna a criança uma experimentadora de textos desde os anos iniciais do ensino fundamental. O referido projeto é desenvolvido por meio do programa Institucional de Bolsas de Iniciação À Docência (PIBID) da Universidade Federal Rural de Pernambuco na Unidade Acadêmica de Garanhuns-PE, tendo, portanto como objetivo geral utilizar a literatura infantil como recurso para promoção dos avanços das crianças no SEA (Sistema de Escrita Alfabética) e no letramento, e específicos identificar possíveis avanços nos relatos orais das crianças após a leitura dos livros e ou gêneros textuais e analisar a “reescrita” das histórias a partir dos relatos orais e por meio dos desenhos infantis. Utilizamos o livro “A galinha Ruiva” para desenvolver as atividades. A história possibilitou trabalharmos de diferentes formas, escolhemos o gênero textual receita com o objetivo de favorecer o entendimento da estrutura do gênero, bem como, sua função social, ao mesmo tempo que tivemos a liberdade de trabalhar com as crianças o processo de leitura e escrita, através do reconto da história e da produção de cartaz. Vale salientar que buscamos sempre envolver todas as crianças nas ações, visto que estávamos em uma turma com níveis diferentes com relação ao sistema de escrita alfabética, oscilando desde a pré-silabico ou alfabético.