Apesar de sua importância, o espaço dedicado ao solo, no ensino fundamental e médio, é freqüentemente nulo ou relegado a um plano menor, tanto na área urbana como rural. Além disto, este conteúdo é, muitas vezes, ministrado de forma estanque, sem relacionar-se com a utilidade prática ou cotidiana desta informação, causando desinteresse tanto ao aluno quanto ao professor. Tais razões contribuem para que a população desconheça a importância e características do solo, o que amplia o seu processo de alteração e degradação. O presente trabalho objetiva propiciar aos alunos os conhecimentos necessários sobre os diferentes tipos de solos e o processo de erosão, através de aulas diferenciadas e da experimentação. Tornando dessa forma o processo de ensino-aprendizagem significativo. Foi realizada uma pesquisa qualitativa na EEEF Antônia Rangel de Farias, localizada na Avenida Júlia Freire, no bairro da Torre, João Pessoa-PB. O público alvo foram 38 alunos de duas turmas de 6º ano do ensino fundamental II. O trabalho foi desenvolvido entre os meses de julho e agosto de 2016. A partir dos resultados obtidos, pode-se compreender a importância da utilização de diferentes recursos e metodologias para a abordagem desse conteúdo. Através das oficinas pedagógicas e das aulas práticas, com recursos de baixo custo, foi possível desenvolver nos alunos a motivação para participar das aulas e consequentemente torná-los mais ativos no processo de ensino-aprendizagem.