A formação continuada de professores é apontada por muitos autores como o principal caminho para melhorar a qualidade da educação e diminuir a distância entre a teoria aprendida durante a graduação e a realidade das salas de aula. Assim, o presente trabalho trata-se de uma pesquisa exploratória e quantitativa, que buscou entender a situação dos cursos de formação continuada para professores de Biologia do município de Iguatu/CE, realizando um levantamento acerca das formações continuadas oferecidas nos últimos sete anos pela CREDE 16 em parceria com a SEDUC através do programa Aprender para Valer, que contribuiu para a melhoria da educação através da formação do educador. Os dados da pesquisa foram obtidos a partir de um questionário, aplicado com treze professores de Biologia do Ensino Médio que atuam em escolas da zona urbana. Os resultados mostraram que a maneira como a maior parte dessas formações acontecem não contribui de forma eficiente para o processo ensino-aprendizagem. Observou-se ainda que, os professores de Biologia do município de Iguatu/CE têm participado de cursos de formação continuada não apenas na sua área de formação, mas inclusive em outras áreas do conhecimento. As dificuldades na efetivação de cursos de formação continuada que contemplem a área de Ciências Biológicas, tem incentivado os educadores a participarem de capacitação em outras áreas, o que nem sempre tem causado satisfação com os conteúdos apresentados. No entanto, quando a participação ocorre dentro da área de conhecimento do professor, este tem demonstrado uma avaliação positiva no que se refere ao desenvolvimento profissional.