Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

JOGOS DIDÁTICOS COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, NO INSTITUTO FEDERAL DE RORAIMA - IFRR

Palavra-chaves: JOGOS DIDÁTICOS, METODOLOGIA, BIOLOGIA Pôster (PO) Ensino de Ciências
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 21297
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 3220
    "inscrito_id" => 4156
    "titulo" => "JOGOS DIDÁTICOS COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, NO INSTITUTO FEDERAL DE RORAIMA - IFRR"
    "resumo" => "Essa pesquisa teve como o objetivo realizar o levantamento da importância da utilização de novas ferramentas durante as aulas de Ciências Biológicas em turmas dos cursos Técnicos do Instituto Federal de Roraima – Campus Boa Vista Centro, focado principalmente na utilização de jogos didáticos elaborados pelos alunos de Licenciatura em Ciências Biológicas e alunos que foram público-alvo pesquisa. Durante estágios e na vida escolar, foi possível perceber a falta de metodologia atrativa para os alunos, fazendo as aulas monótonas e com isso prejudicando a atenção em relação ao conteúdo. Os jogos tiveram como função durante a pesquisa, atrair os estudantes para o conteúdo e complementar o assunto lecionado anteriormente em sala de aula. Tanto a criação dos jogos, quanto com a utilização desses jogos durante as aulas de Biologia são partes importantes do projeto. A pesquisa teve como alvo o conhecimento adquirido dos assuntos durante a elaboração e utilização dos jogos durante as aulas, como a aceitação desses jogos didáticos. A utilização dessas ferramentas para facilitar o repasse do conteúdo é muito importante, pois é perceptível a carência de metodologias atrativas aos alunos, e é visível a necessidade disso em sala de aula, pois isso diminui a falta de interesse em sala de aula, e consequentemente melhora na relação aluno e professor. Com os jogos já elaborados, o professor poderá utilizá-los em várias turmas e em vários semestres, sem a necessidade de renovação, dependendo do conteúdo e do material utilizado.Os alunos aprendendo e atentos as aulas podem ver o quanto são importantes e interessantes os assuntos que se encontra na Biologia, assim facilitando a aprendizagem."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "JOGOS DIDÁTICOS, METODOLOGIA, BIOLOGIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA18_ID4156_18082016151948.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:07"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:41"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LÚBIA INGRIND CIPRIANO DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "LÚBIA SANTOS"
    "autor_email" => "lubia.ingrind@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE RORAIMA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 21297
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 3220
    "inscrito_id" => 4156
    "titulo" => "JOGOS DIDÁTICOS COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, NO INSTITUTO FEDERAL DE RORAIMA - IFRR"
    "resumo" => "Essa pesquisa teve como o objetivo realizar o levantamento da importância da utilização de novas ferramentas durante as aulas de Ciências Biológicas em turmas dos cursos Técnicos do Instituto Federal de Roraima – Campus Boa Vista Centro, focado principalmente na utilização de jogos didáticos elaborados pelos alunos de Licenciatura em Ciências Biológicas e alunos que foram público-alvo pesquisa. Durante estágios e na vida escolar, foi possível perceber a falta de metodologia atrativa para os alunos, fazendo as aulas monótonas e com isso prejudicando a atenção em relação ao conteúdo. Os jogos tiveram como função durante a pesquisa, atrair os estudantes para o conteúdo e complementar o assunto lecionado anteriormente em sala de aula. Tanto a criação dos jogos, quanto com a utilização desses jogos durante as aulas de Biologia são partes importantes do projeto. A pesquisa teve como alvo o conhecimento adquirido dos assuntos durante a elaboração e utilização dos jogos durante as aulas, como a aceitação desses jogos didáticos. A utilização dessas ferramentas para facilitar o repasse do conteúdo é muito importante, pois é perceptível a carência de metodologias atrativas aos alunos, e é visível a necessidade disso em sala de aula, pois isso diminui a falta de interesse em sala de aula, e consequentemente melhora na relação aluno e professor. Com os jogos já elaborados, o professor poderá utilizá-los em várias turmas e em vários semestres, sem a necessidade de renovação, dependendo do conteúdo e do material utilizado.Os alunos aprendendo e atentos as aulas podem ver o quanto são importantes e interessantes os assuntos que se encontra na Biologia, assim facilitando a aprendizagem."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "JOGOS DIDÁTICOS, METODOLOGIA, BIOLOGIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA18_ID4156_18082016151948.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:07"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:41"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LÚBIA INGRIND CIPRIANO DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "LÚBIA SANTOS"
    "autor_email" => "lubia.ingrind@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE RORAIMA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

Essa pesquisa teve como o objetivo realizar o levantamento da importância da utilização de novas ferramentas durante as aulas de Ciências Biológicas em turmas dos cursos Técnicos do Instituto Federal de Roraima – Campus Boa Vista Centro, focado principalmente na utilização de jogos didáticos elaborados pelos alunos de Licenciatura em Ciências Biológicas e alunos que foram público-alvo pesquisa. Durante estágios e na vida escolar, foi possível perceber a falta de metodologia atrativa para os alunos, fazendo as aulas monótonas e com isso prejudicando a atenção em relação ao conteúdo. Os jogos tiveram como função durante a pesquisa, atrair os estudantes para o conteúdo e complementar o assunto lecionado anteriormente em sala de aula. Tanto a criação dos jogos, quanto com a utilização desses jogos durante as aulas de Biologia são partes importantes do projeto. A pesquisa teve como alvo o conhecimento adquirido dos assuntos durante a elaboração e utilização dos jogos durante as aulas, como a aceitação desses jogos didáticos. A utilização dessas ferramentas para facilitar o repasse do conteúdo é muito importante, pois é perceptível a carência de metodologias atrativas aos alunos, e é visível a necessidade disso em sala de aula, pois isso diminui a falta de interesse em sala de aula, e consequentemente melhora na relação aluno e professor. Com os jogos já elaborados, o professor poderá utilizá-los em várias turmas e em vários semestres, sem a necessidade de renovação, dependendo do conteúdo e do material utilizado.Os alunos aprendendo e atentos as aulas podem ver o quanto são importantes e interessantes os assuntos que se encontra na Biologia, assim facilitando a aprendizagem.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.