RIBEIRO, Roseane Albuquerque et al.. Inclusão na diversidade: mais saber, mais poder. Anais III CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2016. Disponível em: <http://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/21233>. Acesso em: 23/12/2024 05:45
Investigamos a utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação - TIC- como um dos recursos que pode contribuir com a aprendizagem de pessoas com necessidades educacionais especiais. A pesquisa, de caráter exploratório, numa abordagem qualitativa foi realizada de 12 alunos em situação de deficiência, sendo 7 (sete) com Deficiência Mental, 3 (três) com Síndrome de Down e 2 (dois) com Deficiência Física sequelados pela paralisia cerebral, todos em processo de alfabetização que frequentavam o Laboratório de Informática da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Campina Grande- APAECG. Objetivamos investigar as ações educativas para a inclusão digital destes sujeitos com necessidades especiais. Foram feitas entrevistas pautadas em questionários com os profissionais envolvidos sobre o desempenho de cada sujeito no processo educativo. Analisamos os tipos de habilidades que os alunos desenvolveram com os sítios educativos e softwares Mimocas e MicroMundos. Evidenciamos a participação de alguns pais que reconheceram o desempenho dos seus filhos em novas ações sociais construídas dentro e fora do ambiente escolar. Os resultados indicam que os educandos pesquisados apresentaram ganhos significativos na autoestima, diminuição da ansiedade, maiores probabilidades de acertos, aumento da atenção e maior interesse no processo de ensino-aprendizagem. Podem ser incluídos com suas mais diversas diferenças, permitindo-lhes mais saber e mais poder nos contextos sociais, educacionais, familiares e profissionais, tornando-se cidadãos ativos.