No presente trabalho, objetivamos analisar as interfaces da prática de ensino em Geografia e Cartografia voltada para a educação básica, a partir de relatos acerca das experiências dos profissionais do PIBID/UERN Subprojeto Geografia nas escolas da rede pública estadual de ensino do Município de Mossoró-RN. Nesta perspectiva, buscamos inicialmente evidenciar a importância da instituição de novos instrumentos didáticos e metodológicos que possibilitem transpor os conhecimentos cartográficos e a representação do espaço do plano teórico para o prático, a fim de permitir a materialização de novos processos de cognição no ambiente escolar. Dessa maneira, as atividades nas quais fazemos referência no corrente texto, são o resultado de um esforço conjunto entre a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte e as escolas colaboradoras do PIBID, numa tentativa de estabelecer novas possibilidades para o ensino e a aprendizagem da Cartografia nos espaços de escolarização onde as práticas de representação espacial têm se estabelecido de maneira incompleta e limitada. Assim, para alcançarmos os objetivos propostos, foram desenvolvidas ações pontuais entre coordenadores, bolsistas e professores colaboradores do PIBID, a partir do treinamento, capacitação e atuação docente envolvendo a utilização do pantógrafo enquanto ferramenta de ensino e aprendizagem da Cartografia escolar. Os resultados da pesquisa evidenciam que, apesar de se constituir enquanto uma atividade simples, a utilização do pantógrafo nas aulas de Cartografia serviu não somente para solidificar teoria e prática de ensino, como também, para dinamizar as múltiplas relações de aprendizado e fortalecer a capacidade didática do professor ao lecionar o campo disciplinar.