O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – PRONATEC, segundo dados do governo estadual, vem, nos últimos anos, impactando o cenário socioeducativo do semiárido piauiense. Com vistas a investigar essas implicações, o presente artigo propõe analisar a relação da política educativa do PRONATEC para os indicadores sociais do Piauí, tendo como parâmetro a geração de emprego e renda no entorno da cidade de Paulistana, localizada no semiárido piauiense. Para tanto, foram acompanhadas as etapas (divulgação, pré-matrícula, matrícula, realização de um curso de Formação Inicial Continuada – FIC do IFPI – Campus Paulistana, no segundo semestre de 2014, e índices de empregabilidade pós-curso). Assim, esta pesquisa apresenta um caráter qualitativo através de um estudo de caso a partir da aplicação de entrevistas semiestruturadas (trinta e cinco sujeitos sociais) submetidas a uma análise de conteúdo a partir do método dialético. Ressalta-se que, também, utilizou-se a pesquisa documental, fundamentada nas Resoluções de 2012 e 2013 que regulamentam o programa. Constatou-se que os indicadores sociais de geração de renda e emprego modificam-se de forma tímida, necessitando, portanto, de uma intensificação da comunicabilidade e interação entre os colaboradores do programa, além do cumprimento de um planejamento estratégico. Espera-se que este trabalho auxilie os profissionais envolvidos diretamente com o PRONATEC, contribuindo, assim, para a reflexão e a tomada de decisões necessárias à qualidade operacional do programa.