SILVA, Ricardo Alves Da et al.. Gêneros literários, dialogismo e tecnologias. Anais III CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2016. Disponível em: <http://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/21138>. Acesso em: 22/12/2024 18:43
Este artigo apresenta discussões e características sobre o projeto DEMULTS (Desenvolvimento Educacional de Multimídias Sustentáveis), de caráter esclarecedor sobre tal projeto sócio-interacionista, e as características das fases de análise em que percorreu. Trata-se de uma pesquisa participante orientada etnograficamente, com intervenções dos pesquisadores em uma escola de ensino médio, na região metropolitana de Recife-PE. Com a atividade interventiva, visamos ao desenvolvimento autônomo dos indivíduos (alunos do ensino médio) inseridos em práticas de desenvolvimentos de softwares educacionais, no contexto escolar contemporâneo. Os próprios alunos foram autores, na medida em que o DEMULTS se apropriou de métodos como Design Participativo (DP) e Programação pelo Usuário Final (PUF) para permitir que uma Comunidade de Prática de desenvolvedores de software fosse estabelecida na escola. Tivemos como principal objetivo compreender o processo de produção de significados em uma perspectiva inovadora de ensino-aprendizagem, e a internalização de conteúdos sobre conceitos literários e gêneros, processados dentro de um contexto tecnológico. Por meio do dialogismo bakhtiniano, os dados foram analisados e verificamos o jogo de vozes que mobilizou o conhecimento prático vivenciado nas interações entre novatos (alunos) e experts (pesquisadores), e a produção de sentidos sobre conteúdos escolares e multimodalidade, de importante contextualização pós-moderna. Os educandos problematizaram e significaram o material imagético ao material lúdico-digital-educativo, em um processo autoral. Como resultado desta pesquisa, apontamos a obtenção de formações discursivas interdisciplinares que favoreceram o processo sócio interativo e a intensa motivação para produção de significados pelos alunos, tanto sobre gêneros literários, como sobre design e programação, de modo transdisciplinar.