Ensinar, trata-se de uma tarefa de alta complexidade, exige dedicação, planejamento, responsabilidade, domínio de conteúdo e sobretudo, o uso de metodologias que favoreçam a transposição didática dos conteúdos científicos. Diante dos inúmeros conceitos e processos a serem compreendidos e relacionados as mais diversas informações, e o alto grau de abstração necessários ao entendimento da estrutura e funcionamento das células, ensinar e aprender citologia passa a ser uma tarefa instigante e desafiadora.
Desde muito tempo, até os dias atuais, o ensino de biologia é oferecido nas escolas brasileiras a partir de abordagens puramente memorísticas, retirando dos estudantes a compreensão do dinamismo e a relação da biologia com aspectos cotidianos que esta possui. Estudantes desinteressados e sem nenhum compromisso com a aprendizagem é o que se consegue através desse modelo educacional. Nesse contexto, os jogos didáticos constituem excelentes ferramentas de ensino, são capazes de dinamizar, resgatar o interesse e a participação dos estudantes nas aulas de biologia. Quando bem planejadas e organizadas, as atividades lúdicas, como os jogos didáticos, propiciam a alunos e professores importantes momentos de aprendizagem, contribuem para a redução do abandono escolar e elevam o nível de aprendizagem dos estudantes.
Formar futuros professores que trabalharão nos níveis básicos de ensino que possuam a noção dos desafios a serem enfrentados nas salas de aulas e que estratégias utilizarão para contornarem tais problemas é de grande relevância para a melhoria do ensino e elevação dos níveis de aprendizagem. Nessa perspectiva, foi proposto na disciplina de Biologia Celular a elaboração de um jogo didático com potencial de ser utilizado nas aulas de biologia no ensino médio, que tivesse como objetivo a aprendizagem de conceitos e processos inerentes à estrutura e funcionamento das células. O jogo criado foi batizado de Revés celular. O jogo permite a revisão a apreensão de conceitos, tornando o estudo das células divertido e prazeroso.
Durante a aplicação do jogo, foi observado, que o interesse e a participação dos estudantes se tornaram mais evidentes, a vontade de vencer o jogo fazia com que os participantes se desdobrassem para responder os questionamentos acerca da estrutura e funcionamento das células de forma correta. Ao proporem tais atividades nos cursos de licenciatura os futuros professores são capazes de vivenciarem a sala de aula, permitindo terem alternativas para enfrentar os desafios da atividade docente. No que se refere ao aprendizado dos conteúdos de biologia celular, o Revés Celular permite ao estudante reforçar conteúdos que foram anteriormente trabalhados nas aulas de biologia no nível médio de ensino.