Este trabalho foi desenvolvido objetivando analisar através das concepções que os/as estudantes dos Cursos das licenciaturas e Pedagogia do Centro de Formação de Professores da Universidade Federal de Campina Grande, Campus de Cajazeiras – PB, apresentam em relação à Libras e os conhecimentos prévios sobre a cultura e identidade surda. A abordagem da pesquisa está relacionada ao emprego de recursos e técnicas estatísticas que visem quantificar os dados coletados, e tem um caráter quantitativo-qualitativo. A pesquisa foi realizada com 70 (setenta) discentes das graduações em Ciências Biológicas, Matemática, Geografia e Pedagogia. Como instrumento de coleta de dados utilizou-se um questionário estruturado contendo três perguntas relacionadas ao objeto de estudo da pesquisa. A análise dos resultados foi obtida por meio das respostas apresentadas que continham variadas indagações sobre a importância da Libras no processo de formação de professores/as. Os resultados apontam para o desconhecimento que os/as participantes da pesquisa têm em relação às questões básicas sobre a importância da Libras para o ensino, independentemente da sua área de formação. Ressalta-se, também, a carência de uma investigação e envolvimento maior dos/as estudantes da Graduação que irão trabalhar no magistério, assim como das instituições de Educação Superior com aquisição de um quantitativo maior de profissionais especializados na área de ensino acima tratado. Percebe-se, portanto, a importância real da Libras, assim como o entendimento da cultura surda para uma sociedade mais justa e inclusiva, diminuindo e quebrando barreiras do preconceito enraizado em nossa sociedade por falta de conhecimento