Este artigo apresenta o relato de uma experiência didática. A educadora sempre se sentiu incomodada com a recusa de alguns alunos pela Matemática e vem sempre procurando entender os educandos e assim modificando sua prática pedagógica. Nessa perspectiva analisou o fascínio dos aprendizes não só em portar o celular, mas insistentemente fazer uso dele nas aulas com assuntos paralelos. Decidiu usar essa ferramenta a favor das aulas de Matemática e mudar o conceito negativo nutrido por esta disciplina e assim constatar que a LDB objetiva a formação básica do cidadão mediante a compreensão da tecnologia. Para isso, utilizou a Engenharia Didática como metodologia numa ação investigativa e experimental com a utilização de questionários. Fora constatado que os educandos desconheciam o aplicativo da calculadora cientifica. Após as devidas explicações, se aprimoram da ferramenta e passaram a usá-la com satisfação. Dessa forma, os resultados apontam para uma modificação na visão dos educandos, uma vez que, pela ferramenta utilizada eles se sentiram desafiados e se abriram ao novo.