Neste estudo, busca-se analisar como o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID) pode auxiliar ao alcance da qualidade na educação básica, proposta pelo Plano Nacional de Educação 2014-2024 (PNE) em sua meta de número sete. O conceito de qualidade que estará sendo utilizado para embasar este estudo é o de qualidade social por entender que este abarca as especificidades e se adéqua as demandas das diversas regiões do país. Este estudo aconteceu a partir de revisão bibliográfica e análise de fontes. Questiona-se inicialmente: o que pode ser feito para trabalhar no sentido do alcance da qualidade educacional proposta pelo PNE em sua meta de número sete? Quais as avaliações utilizadas para mensurar se a qualidade no sistema educacional foi ou não obtida? O PNE trabalha numa perspectiva da qualidade social? Os resultados indicam que existem muitas ferramentas que podem ser usadas para se alcançar tal objetivo, contudo o foco deste trabalho será a utilização de políticas para a formação inicial, por meio do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID), e continuada de professores. A partir das análises pode-se perceber que o PIBID aproxima educação básica e ensino superior, incentivando, dessa maneira, tanto a formação inicial quanto a continuada. Leva os licenciandos, por meio de suas práticas nas escolas, a constituírem saberes importantes para a profissão docente.