Esse artigo tem por objetivo apresentar uma intervenção em psicopedagogia institucional com base na prática reflexiva para a construção da autonomia e da melhoria das relações com a aprendizagem de um grupo de educadores populares. Para o desenvolvimento teórico foi realizada a interlocução entre autores da psicopedagogia, da prática reflexiva e também da educação popular. Os participantes deste estudo de caso foram 09 (nove) educadores e (01) uma coordenadora que compõe o quadro educacional do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do Município de Santo Antônio do Salto da Onça no Rio Grande do Norte. O processo teve duração de (04) quatro meses, num total de (09) nove encontros que contemplaram as seguintes atividades: 1) diagnóstico da psicopedagogia institucional; 2) orientação de parcerias com instituições educacionais para capacitação continuada de educadores sociais; 3) apresentação de relatos que visavam compreender os modelos de ação para o ensinar; 4) desenvolver um projeto de inclusão e integração instituição-família através de reflexões da história dos educandos; 5) capacitação em vivencias de acolhimento, inclusão e integração para a prática reflexiva de crianças e adolescentes. Os educadores indicaram um repensar de sua atuação e novas propostas de trabalho, com base em processos interdisciplinares, que teriam como diretrizes ensinar trabalhando com a realidade sociocultural, o planejamento de temas educativos e a produção de um trabalho voltado ao resgate da história dos educandos, que por em sua maioria são moradores da periferia, e a construção, com eles, da visão de cidadania para uma sociedade mais justa e humana.