O objetivo principal desse artigo é socializar experiências advindas da prática efetiva do ensino das variantes linguísticas, esta última anexada à disciplina de Língua Portuguesa. Os resultados que aqui serão discutidos é produto das reflexões obtidas durante o período de regência, elemento obrigatório enquanto componente curricular (Estágio Supervisionado) do curso de letras do CeresUFRN. A base que serviu de paradigma principal fora um projeto pedagógico, pensando em específico para ser aplicado em uma realidade concreta e contextualizada. O período de regência ocorreu em um intervalo de dez aulas subsequentes, entre abril e maio do ano corrente em uma escola da rede pública de ensino do município de Currais NovosRN. Tal projeto pedagógico privilegiou, em seleção temática, a variação linguística enquanto questão principal, haja vista que este conteúdo é por vezes ignorado no ensino de Língua Portuguesa. Sua escolha foi mediada pela inerente necessidade de se explorar tal objeto linguístico de forma crítica e responsável em sala de aula. Também acreditamos que seria este um dos conteúdos essenciais para a formação do aluno enquanto cidadão e sujeito crítico-reflexivo da sua própria língua materna.