Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

VIOLÊNCIA DE GÊNERO NO ENSINO MÉDIO: ANÁLISE DO COMPORTAMENTO DOS/DAS ALUNOS/AS E PROFESSORES/AS

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO, VIOLÊNCIA DE GÊNERO, ENSINO MÉDIO, ALUNAS, ALUNAS Comunicação Oral (CO) Gênero, Sexualidade e Educação
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 22443
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 1658
    "inscrito_id" => 7551
    "titulo" => "VIOLÊNCIA DE GÊNERO NO ENSINO MÉDIO: ANÁLISE DO COMPORTAMENTO DOS/DAS ALUNOS/AS E PROFESSORES/AS"
    "resumo" => "Este trabalho tem como objetivo apresentar o projeto de pesquisa “Violência de gênero no ensino médio: análise do comportamento dos/das alunos/as e professores/as” e mostrar seu desenvolvimento e resultados a partir de um pesquisa bibliográfica e exploratória. Esta pesquisa surgiu a partir do interesse de mostrar de forma objetiva a análise sobre a violência de gênero que ocorre no ensino médio, no qual pretendíamos descobrir como a violência de gênero ocorre realmente no ensino médio, se afeta apenas as alunas ou também as professoras, se contribui negativamente para o desenvolvimento cognitivo das alunas, e como se dá o comportamento de alunas e professores/as diante da temática. Deste modo, a pesquisa consolida-se no sentindo de analisar e perceber o quão importante é discutir essa temática na escola, para que haja o combate dela, e até mesmo a desconstrução desta prática, para que alunas, professoras, funcionárias, possam viver sem medo de como falar ou como agir, diante de diversas situações. Os principais autores que subsidiaram essa discussão foram: Abramovay (2002), Ariés (1975), Bourdieu (1998), Louro (1997), Minayo (2005), Moreno (2003) e Saffioti (2004). A metodologia se deu por meio de uma pesquisa de caráter exploratório. Para tanto, utilizou-se um questionário aplicado junto às alunas contendo 12 questões e uma entrevista aplicada junto aos/as professores/as contendo 11 questões. Após a análise dos dados, foi observado que apesar de haver muitos estudos e pesquisas que trazem a temática de gênero, constatou-se que o recorte teórico que demos no presente trabalho, ainda carece de um maior aprofundamento."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Gênero, Sexualidade e Educação"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, VIOLÊNCIA DE GÊNERO, ENSINO MÉDIO, ALUNAS, ALUNAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA11_ID7551_15082016120407.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:08"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:45"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NATÁLIA MARQUES DA SILVA SOARES"
    "autor_nome_curto" => "NATÁLIA MARQUES"
    "autor_email" => "nataliamarquespb@gmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 22443
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 1658
    "inscrito_id" => 7551
    "titulo" => "VIOLÊNCIA DE GÊNERO NO ENSINO MÉDIO: ANÁLISE DO COMPORTAMENTO DOS/DAS ALUNOS/AS E PROFESSORES/AS"
    "resumo" => "Este trabalho tem como objetivo apresentar o projeto de pesquisa “Violência de gênero no ensino médio: análise do comportamento dos/das alunos/as e professores/as” e mostrar seu desenvolvimento e resultados a partir de um pesquisa bibliográfica e exploratória. Esta pesquisa surgiu a partir do interesse de mostrar de forma objetiva a análise sobre a violência de gênero que ocorre no ensino médio, no qual pretendíamos descobrir como a violência de gênero ocorre realmente no ensino médio, se afeta apenas as alunas ou também as professoras, se contribui negativamente para o desenvolvimento cognitivo das alunas, e como se dá o comportamento de alunas e professores/as diante da temática. Deste modo, a pesquisa consolida-se no sentindo de analisar e perceber o quão importante é discutir essa temática na escola, para que haja o combate dela, e até mesmo a desconstrução desta prática, para que alunas, professoras, funcionárias, possam viver sem medo de como falar ou como agir, diante de diversas situações. Os principais autores que subsidiaram essa discussão foram: Abramovay (2002), Ariés (1975), Bourdieu (1998), Louro (1997), Minayo (2005), Moreno (2003) e Saffioti (2004). A metodologia se deu por meio de uma pesquisa de caráter exploratório. Para tanto, utilizou-se um questionário aplicado junto às alunas contendo 12 questões e uma entrevista aplicada junto aos/as professores/as contendo 11 questões. Após a análise dos dados, foi observado que apesar de haver muitos estudos e pesquisas que trazem a temática de gênero, constatou-se que o recorte teórico que demos no presente trabalho, ainda carece de um maior aprofundamento."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Gênero, Sexualidade e Educação"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, VIOLÊNCIA DE GÊNERO, ENSINO MÉDIO, ALUNAS, ALUNAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA11_ID7551_15082016120407.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:08"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:45"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NATÁLIA MARQUES DA SILVA SOARES"
    "autor_nome_curto" => "NATÁLIA MARQUES"
    "autor_email" => "nataliamarquespb@gmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

Este trabalho tem como objetivo apresentar o projeto de pesquisa “Violência de gênero no ensino médio: análise do comportamento dos/das alunos/as e professores/as” e mostrar seu desenvolvimento e resultados a partir de um pesquisa bibliográfica e exploratória. Esta pesquisa surgiu a partir do interesse de mostrar de forma objetiva a análise sobre a violência de gênero que ocorre no ensino médio, no qual pretendíamos descobrir como a violência de gênero ocorre realmente no ensino médio, se afeta apenas as alunas ou também as professoras, se contribui negativamente para o desenvolvimento cognitivo das alunas, e como se dá o comportamento de alunas e professores/as diante da temática. Deste modo, a pesquisa consolida-se no sentindo de analisar e perceber o quão importante é discutir essa temática na escola, para que haja o combate dela, e até mesmo a desconstrução desta prática, para que alunas, professoras, funcionárias, possam viver sem medo de como falar ou como agir, diante de diversas situações. Os principais autores que subsidiaram essa discussão foram: Abramovay (2002), Ariés (1975), Bourdieu (1998), Louro (1997), Minayo (2005), Moreno (2003) e Saffioti (2004). A metodologia se deu por meio de uma pesquisa de caráter exploratório. Para tanto, utilizou-se um questionário aplicado junto às alunas contendo 12 questões e uma entrevista aplicada junto aos/as professores/as contendo 11 questões. Após a análise dos dados, foi observado que apesar de haver muitos estudos e pesquisas que trazem a temática de gênero, constatou-se que o recorte teórico que demos no presente trabalho, ainda carece de um maior aprofundamento.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.