HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: UMA APROXIMAÇÃO COM A DISCIPLINA DE HISTÓRIA DA MATEMÁTICA EM INSTITUIÕES PÚBLICAS DO ESTADO DA PARAÍBA
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 21184 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 1619 "inscrito_id" => 11075 "titulo" => "HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: UMA APROXIMAÇÃO COM A DISCIPLINA DE HISTÓRIA DA MATEMÁTICA EM INSTITUIÕES PÚBLICAS DO ESTADO DA PARAÍBA" "resumo" => "Este recorte de pesquisa faz parte de um estudo de Mestrado desenvolvida nas Universidades Públicas da Paraíba. O estudo tem como objetivo principal mostrar os resultados a partir da análise de documentos. Os documentos analisados foram as Diretrizes Curriculares Nacionais, o Projeto Pedagógico do Curso (PPC) e o Plano de Curso. As Diretrizes Curriculares Nacionais tratam especificamente sobre o perfil dos ingressos nos cursos de Licenciatura e Bacharelado, sobretudo, as competências e habilidades que devem ser desenvolvidas cesse sentido, tecemos considerações sobre as normas para a constituição da matriz curricular e sinalizamos sobre as normas para a elaboração do Projeto Pedagógico do Curso. Dessa forma, o PPC deve ser formulado caracterizando o perfil, as competências e habilidades, os conteúdos curriculares, o formato dos estágios, as características das atividades complementares, a estrutura do curso e as formas de avaliação. Esses documentos foram analisados em três instituições públicas do Estado da Paraíba, UEPB, UFCG, IFPB e UFPB. Concluímos que a história contribui no conhecimento recebido durante a formação, pode ter inúmeros adjetivos, entre os principais consideramos motivador, desperta o interesse, influencia quando na construção da matemática em seu contexto geral e a história como participante da matemática, nos permitiu reconhecer que o campo de discussões nas pesquisas científicas estão amplamente preocupadas com o ensino e a aprendizagem dos alunos, com a formação inicial e continuada de professores de matemática." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Educação Matemática" "palavra_chave" => "LICENCIATURA EM MATEMÁTICA, CURRÍCULO, HISTÓRIA DA MATEMÁTICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA8_ID11075_15082016112831.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:07" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:41" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GISANE FAGUNDES RODRIGUES" "autor_nome_curto" => "GISANE" "autor_email" => "gisanerodrigues@hotmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 21184 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 1619 "inscrito_id" => 11075 "titulo" => "HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: UMA APROXIMAÇÃO COM A DISCIPLINA DE HISTÓRIA DA MATEMÁTICA EM INSTITUIÕES PÚBLICAS DO ESTADO DA PARAÍBA" "resumo" => "Este recorte de pesquisa faz parte de um estudo de Mestrado desenvolvida nas Universidades Públicas da Paraíba. O estudo tem como objetivo principal mostrar os resultados a partir da análise de documentos. Os documentos analisados foram as Diretrizes Curriculares Nacionais, o Projeto Pedagógico do Curso (PPC) e o Plano de Curso. As Diretrizes Curriculares Nacionais tratam especificamente sobre o perfil dos ingressos nos cursos de Licenciatura e Bacharelado, sobretudo, as competências e habilidades que devem ser desenvolvidas cesse sentido, tecemos considerações sobre as normas para a constituição da matriz curricular e sinalizamos sobre as normas para a elaboração do Projeto Pedagógico do Curso. Dessa forma, o PPC deve ser formulado caracterizando o perfil, as competências e habilidades, os conteúdos curriculares, o formato dos estágios, as características das atividades complementares, a estrutura do curso e as formas de avaliação. Esses documentos foram analisados em três instituições públicas do Estado da Paraíba, UEPB, UFCG, IFPB e UFPB. Concluímos que a história contribui no conhecimento recebido durante a formação, pode ter inúmeros adjetivos, entre os principais consideramos motivador, desperta o interesse, influencia quando na construção da matemática em seu contexto geral e a história como participante da matemática, nos permitiu reconhecer que o campo de discussões nas pesquisas científicas estão amplamente preocupadas com o ensino e a aprendizagem dos alunos, com a formação inicial e continuada de professores de matemática." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Educação Matemática" "palavra_chave" => "LICENCIATURA EM MATEMÁTICA, CURRÍCULO, HISTÓRIA DA MATEMÁTICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA8_ID11075_15082016112831.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:07" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:41" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GISANE FAGUNDES RODRIGUES" "autor_nome_curto" => "GISANE" "autor_email" => "gisanerodrigues@hotmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }