Tem-se como principal objetivo deste trabalho identificar como a Psicologia Histórico-Cultural tem contribuído para a construção de saberes docentes necessários à atuação dos alunos-estagiários dos cursos de Licenciatura do IFMA – Campus Codó durante o Estágio Curricular Supervisionado, tendo em vista que essa etapa se constitui como um componente do currículo muito importante na formação do futuro professor. Para o desenvolvimento desta pesquisa utilizou-se os seguintes procedimentos de investigação: pesquisa bibliográfica (estudos sobre a Psicologia Histórico-Cultural de Vygotsky; estágio supervisionado e formação docente) e entrevistas semiestruturadas (com alunos-estagiários do curso de licenciatura em Ciências Agrárias do IFMA – Campus Codó). A pesquisa apontou que os alunos não conseguiram lembrar exatamente do que se trata a Psicologia Histórico-Cultural, mas foram unânimes em afirmar que foi abordada em forma de seminário durante a disciplina Psicologia da Educação. Foi possível perceber, dessa forma, que em poucos momentos durante o Estágio Supervisionado, a Psicologia Histórico-Cultural de Vygotsky serviu de apoio para os estagiários durante suas práticas. O desafio que se coloca reside em um trabalho mais efetivo nos cursos de Licenciatura ao abordar a Psicologia Histórico-Cultural, que ela seja trabalhada de forma que os estudantes considerem o contexto social como parte crucial para o entendimento do processo de ensino e aprendizagem.