Este artigo apresenta os resultados finais da pesquisa de Mestrado de minha autoria, intitulada -Importância do blog na produção textual de alunos do Ensino Fundamental I da Rede Pública Municipal de Campina Grande -PB - Vinculada à linha de pesquisa Linguagens e Letramento Digital do Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores (PPGFP) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), aprovada em setembro de 2015. A presente pesquisa teve como objetivo investigar a importância do blog na produção textual dos alunos do Ensino Fundamental I da Rede Pública Municipal de Campina Grande-PB, considerando o uso da escrita como forma de interação e socialização do conhecimento. Esta pesquisa é de natureza qualitativa e de abordagem descritivo-exploratória, bem como é uma pesquisa-ação de base empírica, e teve como população-alvo os alunos do 4º Ano da Escola Municipal Lafayete Cavalcante em Campina Grande/PB. Como aporte teórico subjacente ao estudo realizado, detivemo-nos em autores que abordam a inserção das tecnologias digitais no contexto do ensino de Língua Portuguesa e suas implicações nas práticas de leitura e escrita dos alunos. Concluiu-se com este estudo, que o Blog enquanto gênero digital, contribuiu para melhorar a capacidade escritora dos alunos, motivando-os a produzirem textos de forma mais elaborada e condizente com o que lhes era proposto, conforme seu interesse e desejo de expressar-se em um espaço de interação, ampliação e socialização de conhecimentos.