Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A WEBFIND COMO RESPOSTA À WEBQUEST: TRABALHANDO COM O NATIVO DA CIBERCULTURA

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Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

A escola da atualidade tem enfrentando novos desafios, dentre eles o de estar inserida na cibercultura. Dessa cultura digital surgem também as gerações digitais: nativos digitais, imigrantes digitais e excluídos digitais. Tais grupos foram classificados assim após a década de 80, quando as TICs começaram a ser disseminadas pelo mundo. O presente trabalho apresenta uma pesquisa caracterizada como um estudo de caso, realizada em uma escola de ensino médio da cidade de Patos-PB. Com objetivo de apresentar a WebQuest (WQ), criada pelo professor Bernie Dodge (1995), como uma metodologia que possibilita trabalhar com a geração digital, como também propomos a técnica WebFind (WF) para responder a WQ. Primeiramente investigou-se o perfil dos alunos e professores, utilizando como instrumento de coleta de dados, a aplicação de questionários com um universo de 121 alunos e 21 professores, para identificar se eram nativos, imigrantes ou excluídos digitais. E a partir disso analisar se a escola estava incluída no universo da cibercultura. Depois aplicou-se uma atividade que relacionou a metodologia WQ com a técnica WF. Ao final ficou evidenciado que a escola pode ser considerada inserida na cibercultura e os alunos foram caracterizados como nativos e novatos digitais – termo sugerido nesta pesquisa para classificar àqueles que deixaram de ser excluídos digitais –. Os professores foram identificados como imigrantes e nativos digitais. Pudemos também concluir que a associação da WF com a WQ pode contribuir para a aprendizagem e para uma prática pedagógica significativa, utilizando as TICs no contexto atual da cibercultura na escola.

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