Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DO VELHO PARA O NOVO: A PRESENÇA DO ESCOLANOVISMO NO CONTEXTO EDUCACIONAL BRASILEIRO DO SÉCULO XX

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Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

Por muitas décadas, o ensino se constituiu de forma autoritária e factual no âmbito das escolas. Ensinar remetia a transmitir conteúdos de forma pronta e acabada, desconsiderando a criticidade e reflexividade dos educandos. O Ensino Tradicional era detentor do saber no interior das escolas do final do século XIX e início do século XX. É nesse contexto que novas bases do conhecimento são criadas, distanciando-se dos modelos estabelecidos pela escola dita Tradicional, e como elemento chave dessas mudanças, o filósofo-educador John Dewey lança um modelo de ensino libertador, onde o educando passaria a ser o ponto central do processo de aprendizagem. Dessa forma, por meio do educador Anísio Teixeira que, o pensamento deweyano adentra no contexto sociocultural brasileiro, provocando diversas transformações nas bases educacionais do país. Uma das ações praticadas por Anísio Teixeira e mais 25 profissionais da educação, foi a criação do Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova no Brasil, que tem o centro de suas reivindicações no pensamento deweyano. Sendo assim, iremos analisar as influências escolanovistas no contexto educacional brasileiro do século XX, estabelecendo contraponto com o modelo educacional tradicional, fazendo uma revisão bibliográfica de materiais impressos e digitais, analisando os conceitos de Escola Tradicional e Escola Nova. Concluímos que, as influências deweyanas no contexto sociocultural brasileiro, promoveu transformações no modelo educacional ao longo de todo o século XX, propiciando o desenvolvimento de uma educação democrática de natureza crítica e reflexiva para uma formação cidadã.

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