Diante das novas configurações sociais, a escola assume uma nova roupagem no processo de ensino-e-aprendizagem dos seus aprendentes (CAMAS, 2012; LEMOS, 2003; MATTAR, 2008). Nesta perspectiva, inclui-se nas práticas de formação de professores temáticas acerca do letramento digital, com foco na comunicação/interação, compartilhamento e colaboração. Logo, o Curso Redes Sociais Aplicadas à Educação, ofertado pelo Núcleo de pesquisa, Extensão e Formação em Educação Campo (NUPEFEC), através do Programa de Extensão: Programa Educação do Campo, Agroecologia e Agricultura Familiar: Núcleo de Integração de Saberes – INTERCOMNEXUS, surge em consonância com este cenário de exigências postas ao processo de formação de professores visando à construção coletiva do conhecimento e à formação de redes de interação. O curso foi desenvolvido na modalidade semipresencial, atendendo uma carga horária total de 30h/a, sendo 16h/a presencial e 14h/a à distância. No conjunto de 40 inscritos, apenas seis atendeu aos critérios de participação no mesmo. O uso do enfoque biográfico-narrativo, oportunizou-nos acessar os percurso formativos dos/as universitários/as, utilizando-nos dos instrumentos de gravação. Os resultados advindos dos depoimentos, revelaram-nos que o interesse em acessar as discussões propostas pelo curso advém das exigências acadêmicas e vivências pessoais e formativas. Assim, percebemos que o curso proporcionou a integração dos sujeitos às redes sociais, contribuindo nas reflexões acerca de estratégias que possibilitassem sua inclusão nas práticas desencadeadas no âmbito escolar e não escolar.