Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AS REDES DIGITAIS NAS PRÁTICAS DE FORMAÇÃO EXTENSIONISTA

Palavra-chaves: PERCURSOS FORMATIVOS, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO Pôster (PO) Formação de Professores
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 20358
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 3557
    "inscrito_id" => 4734
    "titulo" => "AS REDES DIGITAIS NAS PRÁTICAS DE FORMAÇÃO EXTENSIONISTA"
    "resumo" => "Diante das novas configurações sociais, a escola assume uma nova roupagem no processo de ensino-e-aprendizagem dos seus aprendentes (CAMAS, 2012; LEMOS, 2003; MATTAR, 2008). Nesta perspectiva, inclui-se nas práticas de formação de professores temáticas acerca do letramento digital, com foco na comunicação/interação, compartilhamento e colaboração. Logo, o Curso Redes Sociais Aplicadas à Educação, ofertado pelo Núcleo de pesquisa, Extensão e Formação em Educação Campo (NUPEFEC), através do Programa de Extensão: Programa Educação do Campo, Agroecologia e Agricultura Familiar: Núcleo de Integração de Saberes – INTERCOMNEXUS, surge em consonância com este cenário de exigências postas ao processo de formação de professores visando à construção coletiva do conhecimento e à formação de redes de interação. O curso foi desenvolvido na modalidade semipresencial, atendendo uma carga horária total de 30h/a, sendo 16h/a presencial e 14h/a à distância. No conjunto de 40 inscritos, apenas seis atendeu aos critérios de participação no mesmo. O uso do enfoque biográfico-narrativo, oportunizou-nos acessar os percurso formativos dos/as universitários/as, utilizando-nos dos instrumentos de gravação. Os resultados advindos dos depoimentos, revelaram-nos que o interesse em acessar as discussões propostas pelo curso advém das exigências acadêmicas e vivências pessoais e formativas. Assim, percebemos que o curso proporcionou a integração dos sujeitos às redes sociais, contribuindo nas reflexões acerca de estratégias que possibilitassem sua inclusão nas práticas desencadeadas no âmbito escolar e não escolar."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "PERCURSOS FORMATIVOS, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA4_ID4734_19082016190203.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:06"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:38"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SAMANTA GABRIELY ALVES DOS SANTOS "
    "autor_nome_curto" => "SAMANTA SANTOS "
    "autor_email" => "sam_sagas@live.com"
    "autor_ies" => "UFPE / CAA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 20358
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 3557
    "inscrito_id" => 4734
    "titulo" => "AS REDES DIGITAIS NAS PRÁTICAS DE FORMAÇÃO EXTENSIONISTA"
    "resumo" => "Diante das novas configurações sociais, a escola assume uma nova roupagem no processo de ensino-e-aprendizagem dos seus aprendentes (CAMAS, 2012; LEMOS, 2003; MATTAR, 2008). Nesta perspectiva, inclui-se nas práticas de formação de professores temáticas acerca do letramento digital, com foco na comunicação/interação, compartilhamento e colaboração. Logo, o Curso Redes Sociais Aplicadas à Educação, ofertado pelo Núcleo de pesquisa, Extensão e Formação em Educação Campo (NUPEFEC), através do Programa de Extensão: Programa Educação do Campo, Agroecologia e Agricultura Familiar: Núcleo de Integração de Saberes – INTERCOMNEXUS, surge em consonância com este cenário de exigências postas ao processo de formação de professores visando à construção coletiva do conhecimento e à formação de redes de interação. O curso foi desenvolvido na modalidade semipresencial, atendendo uma carga horária total de 30h/a, sendo 16h/a presencial e 14h/a à distância. No conjunto de 40 inscritos, apenas seis atendeu aos critérios de participação no mesmo. O uso do enfoque biográfico-narrativo, oportunizou-nos acessar os percurso formativos dos/as universitários/as, utilizando-nos dos instrumentos de gravação. Os resultados advindos dos depoimentos, revelaram-nos que o interesse em acessar as discussões propostas pelo curso advém das exigências acadêmicas e vivências pessoais e formativas. Assim, percebemos que o curso proporcionou a integração dos sujeitos às redes sociais, contribuindo nas reflexões acerca de estratégias que possibilitassem sua inclusão nas práticas desencadeadas no âmbito escolar e não escolar."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "PERCURSOS FORMATIVOS, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA4_ID4734_19082016190203.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:06"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:38"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SAMANTA GABRIELY ALVES DOS SANTOS "
    "autor_nome_curto" => "SAMANTA SANTOS "
    "autor_email" => "sam_sagas@live.com"
    "autor_ies" => "UFPE / CAA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

Diante das novas configurações sociais, a escola assume uma nova roupagem no processo de ensino-e-aprendizagem dos seus aprendentes (CAMAS, 2012; LEMOS, 2003; MATTAR, 2008). Nesta perspectiva, inclui-se nas práticas de formação de professores temáticas acerca do letramento digital, com foco na comunicação/interação, compartilhamento e colaboração. Logo, o Curso Redes Sociais Aplicadas à Educação, ofertado pelo Núcleo de pesquisa, Extensão e Formação em Educação Campo (NUPEFEC), através do Programa de Extensão: Programa Educação do Campo, Agroecologia e Agricultura Familiar: Núcleo de Integração de Saberes – INTERCOMNEXUS, surge em consonância com este cenário de exigências postas ao processo de formação de professores visando à construção coletiva do conhecimento e à formação de redes de interação. O curso foi desenvolvido na modalidade semipresencial, atendendo uma carga horária total de 30h/a, sendo 16h/a presencial e 14h/a à distância. No conjunto de 40 inscritos, apenas seis atendeu aos critérios de participação no mesmo. O uso do enfoque biográfico-narrativo, oportunizou-nos acessar os percurso formativos dos/as universitários/as, utilizando-nos dos instrumentos de gravação. Os resultados advindos dos depoimentos, revelaram-nos que o interesse em acessar as discussões propostas pelo curso advém das exigências acadêmicas e vivências pessoais e formativas. Assim, percebemos que o curso proporcionou a integração dos sujeitos às redes sociais, contribuindo nas reflexões acerca de estratégias que possibilitassem sua inclusão nas práticas desencadeadas no âmbito escolar e não escolar.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.