Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO ENSINO SUPERIOR: A INTEGRAÇÃO ENTRE TECNOLOGIAS DIGITAIS E DOCÊNCIA

Palavra-chaves: FORMAÇÃO DE PROFESSORES, ENSINO SUPERIOR, TECNOLOGIA DIGITAL, DOCÊNCIA, DOCÊNCIA Pôster (PO) Formação de Professores
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 21079
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 1546
    "inscrito_id" => 10984
    "titulo" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO ENSINO SUPERIOR: A INTEGRAÇÃO ENTRE TECNOLOGIAS DIGITAIS E DOCÊNCIA"
    "resumo" => "O objetivo deste trabalho é analisar como os docentes da Universidade Federal do Ceará (UFC) utilizam as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) no contexto da docência. Considerando-se a precária utilização das TDICs na prática docente de professores universitários e uma formação quase inexistente para a integração entre TDICs e docência como problemas de pesquisa, o Grupo de Pesquisa Tecnodocência desenvolve, para esclarecimentos desses fenômenos, uma investigação de caráter quantitativo com elementos de Survey. São analisadas as respostas enviadas por 104 docentes participantes da Formação voltada para Docência integrada às Tecnologias da Informação e Comunicação (Formação DTIC) ofertada pela UFC para todos os docentes, a um questionário disponibilizado na internet nos semestres de 2015.1 e 2015.2. Os dados são coletados e organizados mediante o uso de ferramentas digitais. Para análise são utilizadas cinco perguntas específicas do questionário voltadas para a compreensão dos docentes sobre o uso das TDICs em seu cotidiano e em sua prática docente. São analisados em três fases: classificação das ferramentas digitais; comparação dos resultados obtidos; análise de acordo com o referencial teórico utilizado. É possível compreender que os docentes conhecem e fazem uso regular de ferramentas digitais. Aquelas mais utilizadas pelos docentes em seu cotidiano são praticamente as mesmas utilizadas na prática docente: ferramentas de busca, livros e periódicos digitais. Fazem uso dessas ferramentas de forma centrada na ação do professor a partir da apresentação dos conteúdos e do compartilhamento de informações e arquivos com os discentes. Pretende-se, nos próximos semestres, desenvolver pesquisas que compreendam a relação que os docentes estabelecem com as TDICs em sua prática pedagógica a partir da implementação de propostas metodológicas diferenciadas vinculadas aos conceitos básicos de Tecnodocência."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES, ENSINO SUPERIOR, TECNOLOGIA DIGITAL, DOCÊNCIA, DOCÊNCIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA4_ID10984_15082016083355.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:07"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:41"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUCIANA DE LIMA"
    "autor_nome_curto" => "LUCIANA"
    "autor_email" => "luciana@virtual.ufc.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 21079
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 1546
    "inscrito_id" => 10984
    "titulo" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO ENSINO SUPERIOR: A INTEGRAÇÃO ENTRE TECNOLOGIAS DIGITAIS E DOCÊNCIA"
    "resumo" => "O objetivo deste trabalho é analisar como os docentes da Universidade Federal do Ceará (UFC) utilizam as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) no contexto da docência. Considerando-se a precária utilização das TDICs na prática docente de professores universitários e uma formação quase inexistente para a integração entre TDICs e docência como problemas de pesquisa, o Grupo de Pesquisa Tecnodocência desenvolve, para esclarecimentos desses fenômenos, uma investigação de caráter quantitativo com elementos de Survey. São analisadas as respostas enviadas por 104 docentes participantes da Formação voltada para Docência integrada às Tecnologias da Informação e Comunicação (Formação DTIC) ofertada pela UFC para todos os docentes, a um questionário disponibilizado na internet nos semestres de 2015.1 e 2015.2. Os dados são coletados e organizados mediante o uso de ferramentas digitais. Para análise são utilizadas cinco perguntas específicas do questionário voltadas para a compreensão dos docentes sobre o uso das TDICs em seu cotidiano e em sua prática docente. São analisados em três fases: classificação das ferramentas digitais; comparação dos resultados obtidos; análise de acordo com o referencial teórico utilizado. É possível compreender que os docentes conhecem e fazem uso regular de ferramentas digitais. Aquelas mais utilizadas pelos docentes em seu cotidiano são praticamente as mesmas utilizadas na prática docente: ferramentas de busca, livros e periódicos digitais. Fazem uso dessas ferramentas de forma centrada na ação do professor a partir da apresentação dos conteúdos e do compartilhamento de informações e arquivos com os discentes. Pretende-se, nos próximos semestres, desenvolver pesquisas que compreendam a relação que os docentes estabelecem com as TDICs em sua prática pedagógica a partir da implementação de propostas metodológicas diferenciadas vinculadas aos conceitos básicos de Tecnodocência."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES, ENSINO SUPERIOR, TECNOLOGIA DIGITAL, DOCÊNCIA, DOCÊNCIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA4_ID10984_15082016083355.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:07"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:41"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUCIANA DE LIMA"
    "autor_nome_curto" => "LUCIANA"
    "autor_email" => "luciana@virtual.ufc.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

O objetivo deste trabalho é analisar como os docentes da Universidade Federal do Ceará (UFC) utilizam as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) no contexto da docência. Considerando-se a precária utilização das TDICs na prática docente de professores universitários e uma formação quase inexistente para a integração entre TDICs e docência como problemas de pesquisa, o Grupo de Pesquisa Tecnodocência desenvolve, para esclarecimentos desses fenômenos, uma investigação de caráter quantitativo com elementos de Survey. São analisadas as respostas enviadas por 104 docentes participantes da Formação voltada para Docência integrada às Tecnologias da Informação e Comunicação (Formação DTIC) ofertada pela UFC para todos os docentes, a um questionário disponibilizado na internet nos semestres de 2015.1 e 2015.2. Os dados são coletados e organizados mediante o uso de ferramentas digitais. Para análise são utilizadas cinco perguntas específicas do questionário voltadas para a compreensão dos docentes sobre o uso das TDICs em seu cotidiano e em sua prática docente. São analisados em três fases: classificação das ferramentas digitais; comparação dos resultados obtidos; análise de acordo com o referencial teórico utilizado. É possível compreender que os docentes conhecem e fazem uso regular de ferramentas digitais. Aquelas mais utilizadas pelos docentes em seu cotidiano são praticamente as mesmas utilizadas na prática docente: ferramentas de busca, livros e periódicos digitais. Fazem uso dessas ferramentas de forma centrada na ação do professor a partir da apresentação dos conteúdos e do compartilhamento de informações e arquivos com os discentes. Pretende-se, nos próximos semestres, desenvolver pesquisas que compreendam a relação que os docentes estabelecem com as TDICs em sua prática pedagógica a partir da implementação de propostas metodológicas diferenciadas vinculadas aos conceitos básicos de Tecnodocência.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.