A utilização de jogos como material lúdico didático pedagógico tem sido utilizado com grande frequência no processo ensino aprendizagem. Essa ferramenta propicia ao aluno uma melhor compreensão do tema abordado em sala de aula. A matemática está presente nas relações do cotidiano diário, desempenhando um papel decisivo para ajudar a resolver problemas, criando soluções. As aulas de matemática permeiam em todas as áreas do conhecimento, e o uso do recurso lúdico transforma a matemática como fonte de satisfação motivando-os à interação social. Tendo como base esse contexto, esse trabalho foi realizado com objetivo de reflexão de métodos utilizados na disciplina de matemática, com a finalidade de tornar-se um aprendizado significativo e atrativo de alunos do 7° ano da Unidade Escolar Adelaide Rosa, no município de Água Branca/PI. Para entender as reais dificuldades do conteúdo abordado de números inteiros, Adotou uma pesquisa de caráter qualitativa e quantitativa, que foi proposto aos alunos que respondessem um questionário semiestruturado (pré-teste), contendo questões que visava diagnosticar as dificuldades no processo de aprendizagem. Esses questionamentos foram expressados em forma de gráficos. Percebe-se que a quantidade de alunos que erram ou zeram, e superior a média dos que respondem corretamente. Muitos alunos recorreram a “chutes” por achar a disciplina pouco atrativa. Obtivemos um resultado com 84% de erros nessa atividade. Posteriormente, foi inserido o recurso lúdico dos jogos para elevar o desempenho e também contribuir para socialização dos mesmos, as questões simulavam o questionário anterior aplicado. Trabalhou-se em sala de aula os jogos - Eu Sei! e Bingo dos Inteiros, onde discentes participaram da confecção dos tabuleiros, fato que facilitou o conhecimento das regras do jogo. Com o uso da atividade os alunos demonstraram-se mais confiantes, e interessados no desenvolver da atividade proposta. Finalizamos a pesquisa com uma entrevista com os alunos, para isso, foi preferida a importância do recurso e sua utilização na instituição, local este que foi desenvolvida a pesquisa. As respostas foram apresentadas e discutida em uma ótica significativa, utilizando o método lúdico para apresentar e expressar as atividades desenvolvidas despertando o interesse e conduzindo os alunos para uma prática formativa.