Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

TRILHA QUÍMICA: DESENVOLVIMENTO DE CONHECIMENTO DOS HIDROCARBONETOS E DAS FUNÇÕES OXIGENADAS

Palavra-chaves: HIDROCARBONETOS, FUNÇÕES OXIGENADAS, JOGOS DIDÁTICOS Pôster (PO) Educação, Mídia e Comunicação
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 22330
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 946
    "inscrito_id" => 10098
    "titulo" => "TRILHA QUÍMICA: DESENVOLVIMENTO DE CONHECIMENTO DOS HIDROCARBONETOS E DAS FUNÇÕES OXIGENADAS"
    "resumo" => "As vivências de metodologias diversificadas no ensino de ciências são de estrema importância para formação do alunado. Nesse contexto, os jogos didáticos promovem um desafio que estimula a capacidade de aprendizado. Este trabalho propõe uma contextualização de aprendizagem no ensino de química por meio de jogos didáticos, tendo como público alvo estudantes do ensino médio. Foi usado o jogo “Trilha Química: Desenvolvimento de Conhecimento dos Hidrocarbonetos e das Funções Oxigenadas” para uma revisão dos conceitos de hidrocarbonetos e funções orgânicas oxigenadas, realizado no IF - Floresta no 3º ano do ensino médio. Os resultados mostraram que os alunos assimilaram de forma dinâmica e desafiadora os conteúdos trabalhados."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Educação, Mídia e Comunicação"
    "palavra_chave" => "HIDROCARBONETOS, FUNÇÕES OXIGENADAS, JOGOS DIDÁTICOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA19_ID10098_12082016121532.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:08"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:44"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUZIA ANA DE MOURA"
    "autor_nome_curto" => "LUZIA ANA"
    "autor_email" => "a.lunnamoura@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SERTÃO PERNAMBUCANO - CAMPUS FLORESTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 22330
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 946
    "inscrito_id" => 10098
    "titulo" => "TRILHA QUÍMICA: DESENVOLVIMENTO DE CONHECIMENTO DOS HIDROCARBONETOS E DAS FUNÇÕES OXIGENADAS"
    "resumo" => "As vivências de metodologias diversificadas no ensino de ciências são de estrema importância para formação do alunado. Nesse contexto, os jogos didáticos promovem um desafio que estimula a capacidade de aprendizado. Este trabalho propõe uma contextualização de aprendizagem no ensino de química por meio de jogos didáticos, tendo como público alvo estudantes do ensino médio. Foi usado o jogo “Trilha Química: Desenvolvimento de Conhecimento dos Hidrocarbonetos e das Funções Oxigenadas” para uma revisão dos conceitos de hidrocarbonetos e funções orgânicas oxigenadas, realizado no IF - Floresta no 3º ano do ensino médio. Os resultados mostraram que os alunos assimilaram de forma dinâmica e desafiadora os conteúdos trabalhados."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Educação, Mídia e Comunicação"
    "palavra_chave" => "HIDROCARBONETOS, FUNÇÕES OXIGENADAS, JOGOS DIDÁTICOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA19_ID10098_12082016121532.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:08"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:44"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUZIA ANA DE MOURA"
    "autor_nome_curto" => "LUZIA ANA"
    "autor_email" => "a.lunnamoura@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SERTÃO PERNAMBUCANO - CAMPUS FLORESTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

As vivências de metodologias diversificadas no ensino de ciências são de estrema importância para formação do alunado. Nesse contexto, os jogos didáticos promovem um desafio que estimula a capacidade de aprendizado. Este trabalho propõe uma contextualização de aprendizagem no ensino de química por meio de jogos didáticos, tendo como público alvo estudantes do ensino médio. Foi usado o jogo “Trilha Química: Desenvolvimento de Conhecimento dos Hidrocarbonetos e das Funções Oxigenadas” para uma revisão dos conceitos de hidrocarbonetos e funções orgânicas oxigenadas, realizado no IF - Floresta no 3º ano do ensino médio. Os resultados mostraram que os alunos assimilaram de forma dinâmica e desafiadora os conteúdos trabalhados.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.