Este estudo tem por objetivos: 1) analisar a inserção do Programa Nacional de Tecnologia Educacional (Proinfo) nas instituições públicas da educação básica; 2) tecer reflexões sobre as possibilidades metodológicas de utilização dos recursos tecnológicos pelos professores de Geografia da rede estadual de educação da cidade de Campina Grande – PB; 3) Avaliar a formação continuada ofertada pelo Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE) e sua influência na prática docente do professor de Geografia desta cidade. Os cursos de licenciatura das universidades públicas de Campina Grande, tidos como a formação inicial docente, abordam de maneira superficial, o uso dos recursos tecnológicos nos componentes curriculares direcionados para tal finalidade. Seja por uma formação bacharelesca do professor formador, pela carga horária do componente curricular (reduzida) ou pela falta de recursos tecnológicos nas Instituições de Ensino Superior, entre outras situações. Para suprir esta lacuna na formação inicial dos professores, o governo federal, em parcerias com estados e municípios, implantou o Programa Nacional de Inclusão Digital. Pelo fato deste programa possui grande relevância na educação, nossa pesquisa, versa sobre o que foi prescrito e o que está sendo realizado a partir da implantação dessa politica nacional. Para sua materialização, este artigo teve como procedimentos metodológicos um levantamento bibliográfico, documental e histórico que abordasse de forma pontual a inserção das políticas públicas educacionais destinadas à implementação de recursos tecnológicos e, por conseguinte a inclusão digital nas escolas, juntamente com apontamentos sobre a importância da formação inicial e continuada para o aprimoramento da práxis do professor de Geografia.