Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A PRÁTICA DA LEITURA E A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO: UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE O HÁBITO DE LER DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE FLORIANO/PI

Palavra-chaves: A PRÁTICA DA LEITURA, CONTEXTO ESCOLAR DE ENSINO MÉDIO, CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO Comunicação Oral (CO) Linguagens, Letramento e Alfabetização
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 20023
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 856
    "inscrito_id" => 3891
    "titulo" => "A PRÁTICA DA LEITURA E A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO: UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE O HÁBITO DE LER DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE FLORIANO/PI"
    "resumo" => "A leitura é considerada como um mecanismo de compreensão do pensamento humano, não limitando-se apenas à decifração e decodificação de sinais gráficos, mas como um instrumento mediador na construção do conhecimento. O presente artigo tem como objetivo conhecer os hábitos de leitura e a relevância da prática de ler para a construção do conhecimento na realidade dos alunos do 2º ano do Ensino Médio em uma escola pública em Floriano/PI. A metodologia adotada é de natureza qualitativa e quantitativa, ou seja, um método misto, para atender não apenas a análise interpretativa dos fenômenos obtidos, mas, apresentar e discutir os dados quantitativos, numéricos, que a compõem. Realizou-se inicialmente uma pesquisa bibliográfica, observação in loco, e como instrumento de coleta de dados, a aplicação de um questionário semiestruturado a 34 (trinta e quatro) alunos do 2º ano do Ensino Médio de uma escola pública situada na cidade de Floriano/PI. Como resultados, vimos que a leitura é uma importante ferramenta capaz de promover um crescimento intelectual e desenvolvimento de habilidades que irão preparar os alunos para a vida social e acadêmica, porém, muitos alunos da escola campo de pesquisa não têm o hábito da leitura, ainda não despertaram o senso sobre a importância dessa prática para a sua vida acadêmica e pessoal. Entendemos que, embora, considerando os incentivos de familiares e professores para o ato de ler, tornam-se necessárias algumas intervenções por parte da escola, como: oficinas de leitura, visitas à bibliotecas, desenvolvimento de projetos envolvendo a prática da leitura."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "A PRÁTICA DA LEITURA, CONTEXTO ESCOLAR DE ENSINO MÉDIO, CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA5_ID3891_11082016132958.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:05"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:37"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "WANDERSON LOPES DOS SANTOS FREITAS"
    "autor_nome_curto" => "WANDERSON LOPES"
    "autor_email" => "wandersonlopes_21@hotmail"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DO PIAUÍ - CAMPUS FLORIANO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 20023
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 856
    "inscrito_id" => 3891
    "titulo" => "A PRÁTICA DA LEITURA E A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO: UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE O HÁBITO DE LER DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE FLORIANO/PI"
    "resumo" => "A leitura é considerada como um mecanismo de compreensão do pensamento humano, não limitando-se apenas à decifração e decodificação de sinais gráficos, mas como um instrumento mediador na construção do conhecimento. O presente artigo tem como objetivo conhecer os hábitos de leitura e a relevância da prática de ler para a construção do conhecimento na realidade dos alunos do 2º ano do Ensino Médio em uma escola pública em Floriano/PI. A metodologia adotada é de natureza qualitativa e quantitativa, ou seja, um método misto, para atender não apenas a análise interpretativa dos fenômenos obtidos, mas, apresentar e discutir os dados quantitativos, numéricos, que a compõem. Realizou-se inicialmente uma pesquisa bibliográfica, observação in loco, e como instrumento de coleta de dados, a aplicação de um questionário semiestruturado a 34 (trinta e quatro) alunos do 2º ano do Ensino Médio de uma escola pública situada na cidade de Floriano/PI. Como resultados, vimos que a leitura é uma importante ferramenta capaz de promover um crescimento intelectual e desenvolvimento de habilidades que irão preparar os alunos para a vida social e acadêmica, porém, muitos alunos da escola campo de pesquisa não têm o hábito da leitura, ainda não despertaram o senso sobre a importância dessa prática para a sua vida acadêmica e pessoal. Entendemos que, embora, considerando os incentivos de familiares e professores para o ato de ler, tornam-se necessárias algumas intervenções por parte da escola, como: oficinas de leitura, visitas à bibliotecas, desenvolvimento de projetos envolvendo a prática da leitura."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "A PRÁTICA DA LEITURA, CONTEXTO ESCOLAR DE ENSINO MÉDIO, CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA5_ID3891_11082016132958.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:05"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:37"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "WANDERSON LOPES DOS SANTOS FREITAS"
    "autor_nome_curto" => "WANDERSON LOPES"
    "autor_email" => "wandersonlopes_21@hotmail"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DO PIAUÍ - CAMPUS FLORIANO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

A leitura é considerada como um mecanismo de compreensão do pensamento humano, não limitando-se apenas à decifração e decodificação de sinais gráficos, mas como um instrumento mediador na construção do conhecimento. O presente artigo tem como objetivo conhecer os hábitos de leitura e a relevância da prática de ler para a construção do conhecimento na realidade dos alunos do 2º ano do Ensino Médio em uma escola pública em Floriano/PI. A metodologia adotada é de natureza qualitativa e quantitativa, ou seja, um método misto, para atender não apenas a análise interpretativa dos fenômenos obtidos, mas, apresentar e discutir os dados quantitativos, numéricos, que a compõem. Realizou-se inicialmente uma pesquisa bibliográfica, observação in loco, e como instrumento de coleta de dados, a aplicação de um questionário semiestruturado a 34 (trinta e quatro) alunos do 2º ano do Ensino Médio de uma escola pública situada na cidade de Floriano/PI. Como resultados, vimos que a leitura é uma importante ferramenta capaz de promover um crescimento intelectual e desenvolvimento de habilidades que irão preparar os alunos para a vida social e acadêmica, porém, muitos alunos da escola campo de pesquisa não têm o hábito da leitura, ainda não despertaram o senso sobre a importância dessa prática para a sua vida acadêmica e pessoal. Entendemos que, embora, considerando os incentivos de familiares e professores para o ato de ler, tornam-se necessárias algumas intervenções por parte da escola, como: oficinas de leitura, visitas à bibliotecas, desenvolvimento de projetos envolvendo a prática da leitura.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.