O atual trabalho foi fruto da disciplina Metodologia do Ensino da Matemática III do Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Pernambuco, Centro Acadêmico do Agreste (CAA). A turma participou de uma pesquisa documental em livros didáticos, foi solicitado que todos investigassem o conceito de semelhança e também alguns exemplos. Logo em seguida discutimos sobre o assunto na nossa sala. Compartilhamos uns com os outros as definições encontradas e posteriormente nosso orientador, nos encaminhou a analisar tais definições. Descobrimos no decorrer de nossa pesquisa, que são poucas as discursões sobre as definições de semelhança, uma vez que não é fácil contestar afirmações preestabelecidas. A partir desta realidade, viemos propor aos professores de matemática tal discussão visando na construção de criticidade com relação às definições encontradas nos livros didáticos de matemática que tratam do conteúdo de Semelhança de Figuras Planas. O referido Artigo foi orientado pelo professor Jose Jefferson da Silva, e nele vamos expor as definições de semelhanças apresentadas pelos livros didáticos e também, o que trazem alguns documentos a respeito do conceito de semelhança. Esse tipo de pesquisa é de fundamental importância, uma vez que vem trazer conceitos e definições que poderão ajudar tanto aos professores de matemática quanto e futuros professores, quanto aos alunos a refletirem um pouco mais. Não é fácil analisar conceitos pré-estabelecidos e definidos por livros. Análise de definições sobre semelhança ainda é pouco discutido por pesquisadores, exemplo disso é o fato de não termos conseguido encontrar pesquisas que retratassem o conceito de semelhança, encontramos pesquisas de assuntos correlacionados com o conceito de semelhança, como por exemplo, semelhança de triângulos.