Resumo: O presente estudo, fruto do aprofundamento do trabalho de pesquisa realizado na graduação, (re) investigou o processo de letramento literário mediado pela mídia ‘cinema’ nas aulas de língua inglesa e, como tal, partiu das seguintes questões-problema: i) Qual a contribuição do cinema para a promoção da leitura, a discussão de textos literários e para a reflexão e o desenvolvimento da escrita reflexiva do/a aluno/a? ii) Como ocorreu o processo de letramento literário, nas aulas de Língua Inglesa, em uma escola pública?; iii) Qual a concepção que os/as estudantes revelam sobre o gênero ‘biografia’ produzido nas aulas? Para responder a essas questões, desenvolvemos uma pesquisa-ação, de natureza qualitativa, que examinou o processo de letramento literário e a produção das biografias de duas estudantes de língua inglesa, mediado pelo instrumento didático ‘cinema’, tomando como base a vida e a obra da escritora inglesa Jane Austen. Nesse sentido, identificamos um plano geral, os tipos de discurso e os temas que compõem as biografias produzidas pelas alunas; caracterizamos as três dimensões - conteúdo, forma e função - presentes nas biografias elaboradas por elas para, enfim, podermos perceber a eficácia do trabalho com a mídia ‘cinema’ nas salas de aula de Língua Inglesa, no Ensino Fundamental II. No que concerne ao aparato teórico, ancoramo-nos em Bronckart (1999), Napolitano (2009), Schneuwly e Dolz (1991), entre outros/as. Os resultados da pesquisa, neste segundo momento (na especialização) onde aprofundamos a reflexão sobre o material empírico, demonstraram que o cinema, como ferramenta metodológica, foi uma escolha acertada que potencializou a obtenção dos resultados.