SOARES, Cesar Dias. Difificudades no uso de informática por professores. Anais III CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2016. Disponível em: <http://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/20687>. Acesso em: 23/12/2024 03:23
O uso dos equipamentos de informática ainda se exibe como um desafio para boa parte dos professores no progresso de seu trabalho na docência. Indagações e reflexões a respeito de quais são os verdadeiros discernimentos educativos viáveis para processo de ensino e aprendizagem estão vigentes nas pesquisas voltadas para a educação. Neste sentido, o presente artigo tem como objetivo apresentar as dificuldades no uso dos equipamentos de informática pelos professores da Unidade Escolar Deusdeth Vitório Dias no município de Várzea Branca – Piauí, nas séries finais do ensino fundamental – turno matutino. A pesquisa foi desenvolvida com 05 professores da referida unidade escolar. Os métodos constituíram-se de levantamento bibliográfica e de pesquisa de campo com aplicação de um questionário. Os resultados obtidos revelam que as dificuldades mais constantes são: quantidade de ferramentas de informática insuficiente para o trabalho naquele ambiente; falta de domínio por parte dos docentes em relação a essas tecnologias, justificada pelos mesmos como sendo em razão da falta de qualificação e tempo; despreparo dos gestores da referida unidade escolar para incentivar, acompanhar e elaborar estratégias a fim de sanar essas dificuldades, bem como prever tal uso no Projeto Político-Pedagógico. Apontam também que a escola precisa dar condições a seus profissionais almejando aceitação de que os métodos tradicionais de ensino ainda utilizados por eles estão defasados, e uma das possíveis soluções seria a oferta de cursos de formação continuada. Somente mediante esta transição, os entraves aqui mostrados e muitos outros que possam surgir serão vencidos permitindo a utilização dos equipamentos de informática como tecnologias de auxílio à educação.