ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR COM A ABORDAGEM DO TEMA LIXO ELETRÔNICO
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 20381 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 2480 "inscrito_id" => 3468 "titulo" => "ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR COM A ABORDAGEM DO TEMA LIXO ELETRÔNICO" "resumo" => "O consumo cotidiano de produtos industrializados é responsável pela continua produção de lixo. Isso gera impactos a curto e longo dos anos ao meio ambiente principalmente. Alterações ambientais físicas e biológicas ao longo do tempo modificar a paisagem e comprometer o ecossistema (BELLINE (2008). Silva (2014) nos esclarece que o advento dos modernos equipamentos eletrônicos, vem trazendo uma revolução desse setor na indústria, de modo que vem sendo produzido em larga escala com o passar dos anos, levando o consumo e ao mesmo tempo descarte em curto período, e seus resíduos causam preocupação por onde são lançados de forma desordenada. É o chamado lixo eletrônico, que vem a ser todo resíduo material de aparelhos eletrônicos como computadores velhos, televisores, telefones celulares, equipamentos de áudio, baterias, entre outros, e vem sendo trabalhado ao longo do tempo por pesquisadores preocupados em minimizar os danos causados ao meio ambiente. O objetivo deste trabalho consiste em avaliar o posicionamento de alunos do 1º ano do ensino médio, sobre a atividade realizada na escola Jeanete Souza, que tinha como tema o lixo eletrônico, e a partir dai verificar a importância da interdisciplinaridade sendo abordada na escola e quais os impactos gerados no seu cotidiano. A pesquisa foi realizada na Unidade Escolar Jeanete Souza, localizada na cidade de Parnaíba-PI. O objeto de estudo foram 27 alunos do 1º ano do ensino médio. Para a análise dos resultados foi necessário a aplicação de um questionário contendo 5 perguntas abertas e fechadas aos alunos, e para tabelar os dados foi utilizado gráficos com as devidas porcentagens. Sobre a atividade ocorrida na escola utilizou-se alguns materiais tais como aparelhos eletrônicos sem utilidade como: dois monitores de computador, 2 teclados, CDs, 1 aparelhos de DVD, 1 televisão, cabos e fios, 1 nobreak, 1 mouse, e 2 aparelhos de celular. Com esses aparelhos os alunos produziram objetos de decoração tais como (cadernos, porta lápis, carros, fones de ouvido, pulseiras, mini casas e edifícios, óculos, colares, bonecos, jarros, porta joias, dentre outros . Esse estudo voltado para alunos ingressantes da primeira serie do ensino médio mostrou-se significativo, pois estimulou os alunos a pensarem sobre a problemática ambiental causada e ainda sim promoveu em alguns a mudança de comportamento sobre o lixo não somente o eletrônico, como também dos diversos tipos de lixo. Bem como alertou a cada um fazer sua parte no contexto do qual esta inserido. Os materiais produzidos chamaram atenção de todos e despertou novas ideias de reciclagem além da coleta seletiva do qual foi bastante enfocada na atividade proposta. Percebe-se que os temas diferenciados quando aplicados na escola são importantes, pois os alunos tem um conhecimento restrito apenas às disciplinas obrigatórias do currículo escolar, nisso percebe-se a necessidade do professor incorporar essas temáticas na sala de aula, colocando em foco a interdisciplinaridade." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Educação Ambiental" "palavra_chave" => "LIXO, INTERDISCIPLINARIDADE, ALUNOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA10_ID3468_17082016003056.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:06" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELISANGELA MARIA DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "ELISANGELA" "autor_email" => "elisangela@redeskynet.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUI" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 20381 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 2480 "inscrito_id" => 3468 "titulo" => "ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR COM A ABORDAGEM DO TEMA LIXO ELETRÔNICO" "resumo" => "O consumo cotidiano de produtos industrializados é responsável pela continua produção de lixo. Isso gera impactos a curto e longo dos anos ao meio ambiente principalmente. Alterações ambientais físicas e biológicas ao longo do tempo modificar a paisagem e comprometer o ecossistema (BELLINE (2008). Silva (2014) nos esclarece que o advento dos modernos equipamentos eletrônicos, vem trazendo uma revolução desse setor na indústria, de modo que vem sendo produzido em larga escala com o passar dos anos, levando o consumo e ao mesmo tempo descarte em curto período, e seus resíduos causam preocupação por onde são lançados de forma desordenada. É o chamado lixo eletrônico, que vem a ser todo resíduo material de aparelhos eletrônicos como computadores velhos, televisores, telefones celulares, equipamentos de áudio, baterias, entre outros, e vem sendo trabalhado ao longo do tempo por pesquisadores preocupados em minimizar os danos causados ao meio ambiente. O objetivo deste trabalho consiste em avaliar o posicionamento de alunos do 1º ano do ensino médio, sobre a atividade realizada na escola Jeanete Souza, que tinha como tema o lixo eletrônico, e a partir dai verificar a importância da interdisciplinaridade sendo abordada na escola e quais os impactos gerados no seu cotidiano. A pesquisa foi realizada na Unidade Escolar Jeanete Souza, localizada na cidade de Parnaíba-PI. O objeto de estudo foram 27 alunos do 1º ano do ensino médio. Para a análise dos resultados foi necessário a aplicação de um questionário contendo 5 perguntas abertas e fechadas aos alunos, e para tabelar os dados foi utilizado gráficos com as devidas porcentagens. Sobre a atividade ocorrida na escola utilizou-se alguns materiais tais como aparelhos eletrônicos sem utilidade como: dois monitores de computador, 2 teclados, CDs, 1 aparelhos de DVD, 1 televisão, cabos e fios, 1 nobreak, 1 mouse, e 2 aparelhos de celular. Com esses aparelhos os alunos produziram objetos de decoração tais como (cadernos, porta lápis, carros, fones de ouvido, pulseiras, mini casas e edifícios, óculos, colares, bonecos, jarros, porta joias, dentre outros . Esse estudo voltado para alunos ingressantes da primeira serie do ensino médio mostrou-se significativo, pois estimulou os alunos a pensarem sobre a problemática ambiental causada e ainda sim promoveu em alguns a mudança de comportamento sobre o lixo não somente o eletrônico, como também dos diversos tipos de lixo. Bem como alertou a cada um fazer sua parte no contexto do qual esta inserido. Os materiais produzidos chamaram atenção de todos e despertou novas ideias de reciclagem além da coleta seletiva do qual foi bastante enfocada na atividade proposta. Percebe-se que os temas diferenciados quando aplicados na escola são importantes, pois os alunos tem um conhecimento restrito apenas às disciplinas obrigatórias do currículo escolar, nisso percebe-se a necessidade do professor incorporar essas temáticas na sala de aula, colocando em foco a interdisciplinaridade." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Educação Ambiental" "palavra_chave" => "LIXO, INTERDISCIPLINARIDADE, ALUNOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA10_ID3468_17082016003056.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:06" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELISANGELA MARIA DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "ELISANGELA" "autor_email" => "elisangela@redeskynet.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUI" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }