O presente artigo trata sobre o gênero poesia como recurso didático nas aulas de literatura do ensino médio. Mesmo sendo rotulado como gênero de difícil compreensão e tendo espaço ínfimo nas aulas de literatura, acreditamos nas possibilidades de aprendizagem e de construção de sentidos que a poesia pode proporcionar. Primeiramente, como um recurso para a transformação na experiência literária dos alunos; segundo como um espaço de formação sociocultural que as temáticas poéticas podem despertar em vários aspectos da vida humana. Assim sendo, pretendemos propor metodologias de leitura para despertar o prazer pela poesia, visando as diversas temáticas que esse gênero abrange e possibilitando a formação crítica e literária dos alunos do ensino médio. Para tanto, utilizaremos os estudos de Hélder Pinheiro (2007), Eliana Kefalás (2012) e Rildo Cosson (2014), que trazem diversas formas de se trabalhar a poesia, focando no trabalho de leitura dentro da sala de aula e despertando o prazer literário nos alunos. Esperamos assim mostrar que com metodologias adequadas o gênero poesia pode contribuir de forma significativa na formação literária e social dos alunos.