Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

LER PELO VIEIS DO PRAZER

Palavra-chaves: ALFABETIZAÇÃO, INCLUSÃO, LITERATURA Pôster (PO) Linguagens, Letramento e Alfabetização
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 21339
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 990
    "inscrito_id" => 6345
    "titulo" => "LER PELO VIEIS DO PRAZER"
    "resumo" => "O presente trabalho aborda um estudo realizado em uma escola pública da cidade de Natal/RN. Na pesquisa envolvemos duas turmas de quarto ano, tendo em sua realidade alunos ainda em processo de alfabetização e letramento. O projeto foi desenvolvido através do PIBID (Programa Institucional de Bolsa Iniciação à Docência – CAPES/UNIFACEX). Os bolsistas são do Curso de Pedagogia e se encontram no quinto período de sua formação.  O projeto teve como objetivo contribuir com a alfabetização e o letramento através da literatura. Participaram do estudo o total de 45 alunos e 03 bolsistas. Na investigação tivemos o objetivo de incentivar o uso da literatura em sala de aula como incentivo no processo de alfabetização, de forma lúdica e prazerosa; uma vez que, a literatura tem sido usada na maioria das vezes apenas para a aquisição das regras gramaticais da disciplina de língua portuguesa. Este trabalho, além de incentivar os alunos na busca pelo conhecimento, se propôs despertar o gosto pela literatura e a satisfação em poder desfrutar dos diversos livros que a escola possui e que nem sempre estavam ao alcance deles. Observamos que a biblioteca da escola tinha acervo variado e apropriado para a idade e interesse deles. Porém, sendo impecavelmente organizado, ao entrar naquele ambiente o aluno causava preocupação na professora em não desarrumá-lo. Esta atitude afastava o aluno interessado em manusear o livro. No entanto, era preciso construir um espaço em sala de aula que pudesse romper com essa barreira encontrada na biblioteca."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "ALFABETIZAÇÃO, INCLUSÃO, LITERATURA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA5_ID6345_12082016174638.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:07"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:41"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CAMILLA NUNES CÂMARA OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "CAMILLA NUNES"
    "autor_email" => "camillanunesco@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIFACEX"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 21339
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 990
    "inscrito_id" => 6345
    "titulo" => "LER PELO VIEIS DO PRAZER"
    "resumo" => "O presente trabalho aborda um estudo realizado em uma escola pública da cidade de Natal/RN. Na pesquisa envolvemos duas turmas de quarto ano, tendo em sua realidade alunos ainda em processo de alfabetização e letramento. O projeto foi desenvolvido através do PIBID (Programa Institucional de Bolsa Iniciação à Docência – CAPES/UNIFACEX). Os bolsistas são do Curso de Pedagogia e se encontram no quinto período de sua formação.  O projeto teve como objetivo contribuir com a alfabetização e o letramento através da literatura. Participaram do estudo o total de 45 alunos e 03 bolsistas. Na investigação tivemos o objetivo de incentivar o uso da literatura em sala de aula como incentivo no processo de alfabetização, de forma lúdica e prazerosa; uma vez que, a literatura tem sido usada na maioria das vezes apenas para a aquisição das regras gramaticais da disciplina de língua portuguesa. Este trabalho, além de incentivar os alunos na busca pelo conhecimento, se propôs despertar o gosto pela literatura e a satisfação em poder desfrutar dos diversos livros que a escola possui e que nem sempre estavam ao alcance deles. Observamos que a biblioteca da escola tinha acervo variado e apropriado para a idade e interesse deles. Porém, sendo impecavelmente organizado, ao entrar naquele ambiente o aluno causava preocupação na professora em não desarrumá-lo. Esta atitude afastava o aluno interessado em manusear o livro. No entanto, era preciso construir um espaço em sala de aula que pudesse romper com essa barreira encontrada na biblioteca."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "ALFABETIZAÇÃO, INCLUSÃO, LITERATURA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA5_ID6345_12082016174638.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:07"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:41"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CAMILLA NUNES CÂMARA OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "CAMILLA NUNES"
    "autor_email" => "camillanunesco@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIFACEX"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

O presente trabalho aborda um estudo realizado em uma escola pública da cidade de Natal/RN. Na pesquisa envolvemos duas turmas de quarto ano, tendo em sua realidade alunos ainda em processo de alfabetização e letramento. O projeto foi desenvolvido através do PIBID (Programa Institucional de Bolsa Iniciação à Docência – CAPES/UNIFACEX). Os bolsistas são do Curso de Pedagogia e se encontram no quinto período de sua formação. O projeto teve como objetivo contribuir com a alfabetização e o letramento através da literatura. Participaram do estudo o total de 45 alunos e 03 bolsistas. Na investigação tivemos o objetivo de incentivar o uso da literatura em sala de aula como incentivo no processo de alfabetização, de forma lúdica e prazerosa; uma vez que, a literatura tem sido usada na maioria das vezes apenas para a aquisição das regras gramaticais da disciplina de língua portuguesa. Este trabalho, além de incentivar os alunos na busca pelo conhecimento, se propôs despertar o gosto pela literatura e a satisfação em poder desfrutar dos diversos livros que a escola possui e que nem sempre estavam ao alcance deles. Observamos que a biblioteca da escola tinha acervo variado e apropriado para a idade e interesse deles. Porém, sendo impecavelmente organizado, ao entrar naquele ambiente o aluno causava preocupação na professora em não desarrumá-lo. Esta atitude afastava o aluno interessado em manusear o livro. No entanto, era preciso construir um espaço em sala de aula que pudesse romper com essa barreira encontrada na biblioteca.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.