O estágio supervisionado nos cursos de licenciatura se apresenta como disciplina obrigatória da grade curricular, com finalidade de possibilitar ao aluno conhecer os desafios diários de um docente e ao mesmo tempo propiciar uma reflexão da sua futura profissão e consequentemente o sucesso profissional. Partindo deste princípio este trabalho tem por objetivo, investigar as perspectivas e motivação para a iniciação da carreira docente dos graduandos do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Piauí da cidade de Parnaíba-Piauí. A pesquisa voltou-se para alunos do 8º período, sendo de caráter qualitativo, onde se utilizou para coleta de dados questionários constituído de questões objetivas e dissertativas totalizando sete questões, sendo estas aplicadas com 12 estagiários atuantes em 6 escolas distintas, sendo estas de Ensino Fundamental. As perguntas do questionário utilizado na pesquisa estavam associadas às seguintes vertentes: Principais dificuldades encontradas durante o estágio, estímulos para seguir a carreira docente e preparo para atuar como professor. A partir das análises das respostas dos discentes envolvidos na pesquisa, verificou-se que a falta de disciplina dos alunos foi a dificuldade mais expressiva citadas pelos os estagiários, além disto, observou-se que 75% dos discentes sente-se prontos para atuar como docentes e 66,7 % apontaram após o estágio estarem estimulados a seguir a carreira docente. Deste modo constatou-se que a aproximação dos graduandos a prática docente tem sido uma ferramenta motivadora para muitos seguirem a carreira docente, visto que possibilita desenvolverem melhorias na sua atuação docente, contribuindo assim para qualidade do ensino – aprendizagem.