Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A IMPORTÂNCIA DO LABORATÓRIO DE MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA

Palavra-chaves: LABORATÓRIO DE MATEMÁTICA, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, ENSINO E APRENDIZAGEM Comunicação Oral (CO) Formação de Professores
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 19899
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 2494
    "inscrito_id" => 8254
    "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DO LABORATÓRIO DE MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA"
    "resumo" => "Este estudo é um recorte inicial de uma pesquisa maior que integra o Projeto do Prolicen “Laboratório de Matemática: uma abordagem construtivista para o ensino” que vem sendo desenvolvido desde 2014 e tem por objetivo verificar qual a importância dada pelos licenciandos ao Laboratório de Matemática em sua formação inicial.  Autores como Rêgo, Rêgo e Vieira (2012), Lorenzato (2006), Turrioni (2004) entre outros, embasam nosso estudo. A abordagem metodológica consiste em uma pesquisa qualitativa, optamos em realizar como instrumento um questionário com dezesseis questões que foi aplicado com 34 licenciandos do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal da Paraíba campus IV Litoral Norte – PB. A análise dos dados coletados nos indica a concepção dos licenciandos em relação ao laboratório de matemática na formação inicial e apontam sugestões para a melhoria das disciplinas no curso."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "LABORATÓRIO DE MATEMÁTICA, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, ENSINO E APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA4_ID8254_17082016024514.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:05"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:37"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JUSSARA PATRICIA ANDRADE ALVES PAIVA"
    "autor_nome_curto" => "JUSSARA PAIVA"
    "autor_email" => "jussara@dcx.ufpb.br"
    "autor_ies" => "UFPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 19899
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 2494
    "inscrito_id" => 8254
    "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DO LABORATÓRIO DE MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA"
    "resumo" => "Este estudo é um recorte inicial de uma pesquisa maior que integra o Projeto do Prolicen “Laboratório de Matemática: uma abordagem construtivista para o ensino” que vem sendo desenvolvido desde 2014 e tem por objetivo verificar qual a importância dada pelos licenciandos ao Laboratório de Matemática em sua formação inicial.  Autores como Rêgo, Rêgo e Vieira (2012), Lorenzato (2006), Turrioni (2004) entre outros, embasam nosso estudo. A abordagem metodológica consiste em uma pesquisa qualitativa, optamos em realizar como instrumento um questionário com dezesseis questões que foi aplicado com 34 licenciandos do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal da Paraíba campus IV Litoral Norte – PB. A análise dos dados coletados nos indica a concepção dos licenciandos em relação ao laboratório de matemática na formação inicial e apontam sugestões para a melhoria das disciplinas no curso."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "LABORATÓRIO DE MATEMÁTICA, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, ENSINO E APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA4_ID8254_17082016024514.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:05"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:37"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JUSSARA PATRICIA ANDRADE ALVES PAIVA"
    "autor_nome_curto" => "JUSSARA PAIVA"
    "autor_email" => "jussara@dcx.ufpb.br"
    "autor_ies" => "UFPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

Este estudo é um recorte inicial de uma pesquisa maior que integra o Projeto do Prolicen “Laboratório de Matemática: uma abordagem construtivista para o ensino” que vem sendo desenvolvido desde 2014 e tem por objetivo verificar qual a importância dada pelos licenciandos ao Laboratório de Matemática em sua formação inicial. Autores como Rêgo, Rêgo e Vieira (2012), Lorenzato (2006), Turrioni (2004) entre outros, embasam nosso estudo. A abordagem metodológica consiste em uma pesquisa qualitativa, optamos em realizar como instrumento um questionário com dezesseis questões que foi aplicado com 34 licenciandos do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal da Paraíba campus IV Litoral Norte – PB. A análise dos dados coletados nos indica a concepção dos licenciandos em relação ao laboratório de matemática na formação inicial e apontam sugestões para a melhoria das disciplinas no curso.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.