Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

RELATO DE EXPERIÊNCIAS DE ESTÁGIO SUPERVIOSIONADO NO ENSINO DE CIÊNCIAS EM UMA ESCOLA DE ENSINO BÁSICO DO MUNICÍPIO DE FLORIANO – PI

Palavra-chaves: ESTÁGIO, ENSINO, APRENDIZAGEM Pôster (PO) Ensino de Ciências
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 22188
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 1877
    "inscrito_id" => 5283
    "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIAS DE ESTÁGIO SUPERVIOSIONADO NO ENSINO DE CIÊNCIAS EM UMA ESCOLA DE ENSINO BÁSICO DO MUNICÍPIO DE FLORIANO – PI"
    "resumo" => "Este trabalho foi realizado baseado em experiências vivenciadas no estágio de regência III em uma escola de ensino básico durante a disciplina de Ciências em uma turma de 7º Ano do Ensino Fundamental na Unidade escolar Bucar Neto - Floriano-PI, visto que o estágio supervisionado é o momento em que a teoria alia-se à prática contribuindo na formação acadêmica. Objetivou-se relatar a experiência vivenciada durante o estágio de regência, visto que este torna o acadêmico mais próximo da futura realidade e área de formação, utilizando de estratégias diversas para o desenvolvimento do mesmo. A primeira etapa do estágio foi o cumprimento de 10 horas de observação, momento de aproveitamento em que foi possível conhecer o comportamento da turma, bem como seu perfil no geral. Foi uma etapa tranquila e conveio para que se conseguisse descobrir quais os pontos a se explorar futuramente durante o período de regência, em termos de ensino e aprendizagem.  Na etapa seguinte, totalizando 32 horas de regência, deu-se início à abordagem dos conteúdos. As atividades desenvolvidas ocorreram conforme o que constava no planejamento. As atividades eram aulas expositivas dialogadas; trabalhos em grupo a fim de desenvolver a capacidade do trabalho cooperativo; revisões dos conteúdos abordados; exercícios para verificação de aprendizagem sobre os assuntos; jogos didáticos com perguntas e respostas baseado nos assuntos. A partir da análise feita do relatório final de estágio, foi possível extrair do mesmo considerações relevantes acerca das reflexões sobre a prática docente. Contudo, foi possível realizar todas as atividades propostas. No que diz respeito às metodologias utilizadas no desenvolvimento da prática, as aulas expositivas dialogadas foram bem utilizadas e a contextualização dos assuntos era o que sempre tornava as aulas mais atraentes."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "ESTÁGIO, ENSINO, APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA18_ID5283_15082016162721.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:08"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:44"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "TERESA BEATRIZ BUENO NUNES"
    "autor_nome_curto" => "TERESA BEATRIZ"
    "autor_email" => "beatrizbio15@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UFPI"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 22188
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 1877
    "inscrito_id" => 5283
    "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIAS DE ESTÁGIO SUPERVIOSIONADO NO ENSINO DE CIÊNCIAS EM UMA ESCOLA DE ENSINO BÁSICO DO MUNICÍPIO DE FLORIANO – PI"
    "resumo" => "Este trabalho foi realizado baseado em experiências vivenciadas no estágio de regência III em uma escola de ensino básico durante a disciplina de Ciências em uma turma de 7º Ano do Ensino Fundamental na Unidade escolar Bucar Neto - Floriano-PI, visto que o estágio supervisionado é o momento em que a teoria alia-se à prática contribuindo na formação acadêmica. Objetivou-se relatar a experiência vivenciada durante o estágio de regência, visto que este torna o acadêmico mais próximo da futura realidade e área de formação, utilizando de estratégias diversas para o desenvolvimento do mesmo. A primeira etapa do estágio foi o cumprimento de 10 horas de observação, momento de aproveitamento em que foi possível conhecer o comportamento da turma, bem como seu perfil no geral. Foi uma etapa tranquila e conveio para que se conseguisse descobrir quais os pontos a se explorar futuramente durante o período de regência, em termos de ensino e aprendizagem.  Na etapa seguinte, totalizando 32 horas de regência, deu-se início à abordagem dos conteúdos. As atividades desenvolvidas ocorreram conforme o que constava no planejamento. As atividades eram aulas expositivas dialogadas; trabalhos em grupo a fim de desenvolver a capacidade do trabalho cooperativo; revisões dos conteúdos abordados; exercícios para verificação de aprendizagem sobre os assuntos; jogos didáticos com perguntas e respostas baseado nos assuntos. A partir da análise feita do relatório final de estágio, foi possível extrair do mesmo considerações relevantes acerca das reflexões sobre a prática docente. Contudo, foi possível realizar todas as atividades propostas. No que diz respeito às metodologias utilizadas no desenvolvimento da prática, as aulas expositivas dialogadas foram bem utilizadas e a contextualização dos assuntos era o que sempre tornava as aulas mais atraentes."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "ESTÁGIO, ENSINO, APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA18_ID5283_15082016162721.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:08"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:44"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "TERESA BEATRIZ BUENO NUNES"
    "autor_nome_curto" => "TERESA BEATRIZ"
    "autor_email" => "beatrizbio15@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UFPI"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

Este trabalho foi realizado baseado em experiências vivenciadas no estágio de regência III em uma escola de ensino básico durante a disciplina de Ciências em uma turma de 7º Ano do Ensino Fundamental na Unidade escolar Bucar Neto - Floriano-PI, visto que o estágio supervisionado é o momento em que a teoria alia-se à prática contribuindo na formação acadêmica. Objetivou-se relatar a experiência vivenciada durante o estágio de regência, visto que este torna o acadêmico mais próximo da futura realidade e área de formação, utilizando de estratégias diversas para o desenvolvimento do mesmo. A primeira etapa do estágio foi o cumprimento de 10 horas de observação, momento de aproveitamento em que foi possível conhecer o comportamento da turma, bem como seu perfil no geral. Foi uma etapa tranquila e conveio para que se conseguisse descobrir quais os pontos a se explorar futuramente durante o período de regência, em termos de ensino e aprendizagem. Na etapa seguinte, totalizando 32 horas de regência, deu-se início à abordagem dos conteúdos. As atividades desenvolvidas ocorreram conforme o que constava no planejamento. As atividades eram aulas expositivas dialogadas; trabalhos em grupo a fim de desenvolver a capacidade do trabalho cooperativo; revisões dos conteúdos abordados; exercícios para verificação de aprendizagem sobre os assuntos; jogos didáticos com perguntas e respostas baseado nos assuntos. A partir da análise feita do relatório final de estágio, foi possível extrair do mesmo considerações relevantes acerca das reflexões sobre a prática docente. Contudo, foi possível realizar todas as atividades propostas. No que diz respeito às metodologias utilizadas no desenvolvimento da prática, as aulas expositivas dialogadas foram bem utilizadas e a contextualização dos assuntos era o que sempre tornava as aulas mais atraentes.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.