Resumo: O presente artigo tem como proposta, relatar a experiência da oficina intitulada: “Era Vargas”, com os discentes da Escola Mon. Senhor Emiliano de Cristo, o qual no decorrer deste artigo, buscaremos chamar atenção da importância de como usar os documentos históricos em sala de aula como ferramenta pedagógica. Objetivando levar os discentes a recorrer, a pesquisa documental, trilhando os caminhos do passado através dos documentos históricos, para que viessem elaborar um pensamento crítico, desta forma pudessem tornar se conscientes de suas ações como protagonistas do seu tempo, enquanto ser social e inevitavelmente participante da História, em relação a temática abordada no decorrer da oficina, e assim no intento de contribuir para diversificação e enriquecimento do saber escolar. Portanto enquanto profissionais da área do saber devemos busca inovar nos recursos didáticos e metodológicos em sala de aula, para que viesse despertar o interesse do alunado a disciplina história, dando a oportunidade dos discentes do ensino básico a terem o acesso a fontes documentais. No entanto para desenvolvemos esta oficina que obtivemos resultados significantes dos saberes construído dos discentes a partir da oficina sobre a temática “Era vagas”, utilizamos o livro didático e documentos históricos dos processos sindicalistas ocorridos na “Era Vargas” e slides, seguindo o conteúdo programado da turma da 3ª serie no ensino médio, no qual desenvolvemos o projeto do PIBID, fazendo uso do espaço da sala de aula para executamos a aula sobre temática da oficina, e na desenvoltura da mesma utilizou se do NDH – Núcleo Documentação Historia localizado na UEPB- Universidade Estadual Paraíba Campus III, Guarabira, onde se encontra alguns documentos da referida época.