O presente artigo trata-se de uma proposta de intervenção com os alunos da Escola Municipal Governador Roberto Santos da cidade de Salvador (BA). Faz-se uma análise reflexiva acerca da produção textual com os alunos do 5º ano B da referida escola, considerando alguns aspectos de construção e reconstrução da competência escrita, a partir de reflexões e do posicionamento crítico do professor, no decorrer de sua prática pedagógica no cotidiano escolar. Demonstrou que o objetivo é analisar algumas práticas de escrita como uma forma de inserção social, possibilitando a formação de cidadãos cônscios de seu poder transformador na sociedade, por meio de intervenções ancoradas no Projeto guarda-chuva “A Rádio da Escola na Escola da Rádio”, o qual faz parte do Grupo de Pesquisa Geotecnologias, Educação e Contemporaneidade da Universidade do Estado da Bahia (GEOTEC/UNEB). O projeto traz um processo reflexivo do sujeito por meio da Educação Científica, Geotecnologias, memória e compreensão do lugar e espaço embasados no cotidiano do sujeito Procuramos por meio da coletividade despertar nos educandos esse olhar critico e reflexivo sobre qual o papel nesse processo ?E de que forma tais produções venham para contribuir coletivamente sobre esse caminhar de construções e transformações. Dessa forma acaba tornando se essencial que em seu cotidiano a escola não deve reter seus olhares apenas com os conteúdos curriculares deslocados da conjuntura social, deve também estar atenta para a democratização e o desenvolvimento cultural e social do individuo em todos os seus aspectos pedagógico, de forma que o professor passe a proporcionar constantemente aos participes, ou seja, aos educandos a possibilidades de estruturação de seus olhares de forma crítica e/ou reflexiva em torno das questões sociais. E assim, as aulas de produção textual, venham como suporte para a descoberta coletiva de alunos escritores.