Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

METODOLOGIAS ALTERNATIVAS NO ENSINO DE QUÍMICA PARA O ENSINO DE JOVENS E ADULTOS (EJA): ESTUDANDO OS ÁTOMOS DE MANEIRA LÚDICA E DINÂMICA

Palavra-chaves: DINÂMICAS, MÉTODOS DIFERENCIADOS, MODELOS ATÔMICOS Pôster (PO) Educação de Pessoas Jovens e Adultas
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 21407
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 2987
    "inscrito_id" => 407
    "titulo" => "METODOLOGIAS ALTERNATIVAS NO ENSINO DE QUÍMICA PARA O ENSINO DE JOVENS E ADULTOS (EJA): ESTUDANDO OS ÁTOMOS DE MANEIRA LÚDICA E DINÂMICA"
    "resumo" => "A Educação para jovens e adultos (EJA) é uma modalidade no ensino que possibilita a jovens e adultos que não tiveram a oportunidade de estudar na infância e adolescência ou que por algum motivo tiveram que abandonar a escola a serem reintroduzidos na escola priorizando a velocidade e eficiência na conclusão do curso. Neste sentido, as práticas pedagógicas desenvolvidas na EJA devem priorizar e valorizar os conhecimentos prévios dos alunos, suas vivências, interações sócio culturais e de trabalho e que favoreçam a sua autonomia. Nas disciplinas englobadas pelas ciências naturais existe uma infinidade de possibilidades para se formar sujeitos autônomos, porém, os métodos de ensino se tornam cada vez mais defasado para a temática. Partindo disto, este trabalho objetivou desenvolver um conjunto de atividades que despertassem a curiosidade dos alunos para a química, oferecendo subsídios para novas perspectivas escolares que fomentem a formação do aluno ativo e participativo. Foi desenvolvido na Escola Municipal Professor Luiz Maranhão Filho, com a turma de EJA bloco II noturno. As atividades foram dividas em observações, sondagem e intervenção. Os conteúdos trabalhados foram: Modelos atômicos, átomos e matéria. A parte prática foi feita através de uma oficina de desenho livre seguido de apresentação. Na dinâmica todos os alunos começaram com 01 folha de papel para dividi-lo. Após chegaram no "menor pedaço possível do papel", foi feito o questionamento: Essa unidade continua sendo papel? Ou ela é tão pequena que perdeu suas propriedades? Logo, concluíram que ao dividiram em pedaços tão pequenos que deixou de ser papel, mas que poderia voltar a ser se juntassem novamente os pedaços. Durante as aulas foi percebido que os discentes se mostravam mais motivados, demonstrando maior interesse em participar, realizaram todas as etapas da atividade e não tiveram dificuldades em expor suas ideias e produção. Atividades diferenciadas podem melhorar o ensino da química, e estas devem ser pensadas de maneira subsidiar a sua liberdade de pensamento, onde venham a buscar pela sua formação tanto quanto o professor a oferece."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Educação de Pessoas Jovens e Adultas"
    "palavra_chave" => "DINÂMICAS, MÉTODOS DIFERENCIADOS, MODELOS ATÔMICOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA12_ID407_17082016211519.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:07"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:42"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "BRAYAN PAIVA CAVALCANTE"
    "autor_nome_curto" => "BRAYAN PAIVA"
    "autor_email" => "brayanpaiva93@yahoo.com.b"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 21407
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 2987
    "inscrito_id" => 407
    "titulo" => "METODOLOGIAS ALTERNATIVAS NO ENSINO DE QUÍMICA PARA O ENSINO DE JOVENS E ADULTOS (EJA): ESTUDANDO OS ÁTOMOS DE MANEIRA LÚDICA E DINÂMICA"
    "resumo" => "A Educação para jovens e adultos (EJA) é uma modalidade no ensino que possibilita a jovens e adultos que não tiveram a oportunidade de estudar na infância e adolescência ou que por algum motivo tiveram que abandonar a escola a serem reintroduzidos na escola priorizando a velocidade e eficiência na conclusão do curso. Neste sentido, as práticas pedagógicas desenvolvidas na EJA devem priorizar e valorizar os conhecimentos prévios dos alunos, suas vivências, interações sócio culturais e de trabalho e que favoreçam a sua autonomia. Nas disciplinas englobadas pelas ciências naturais existe uma infinidade de possibilidades para se formar sujeitos autônomos, porém, os métodos de ensino se tornam cada vez mais defasado para a temática. Partindo disto, este trabalho objetivou desenvolver um conjunto de atividades que despertassem a curiosidade dos alunos para a química, oferecendo subsídios para novas perspectivas escolares que fomentem a formação do aluno ativo e participativo. Foi desenvolvido na Escola Municipal Professor Luiz Maranhão Filho, com a turma de EJA bloco II noturno. As atividades foram dividas em observações, sondagem e intervenção. Os conteúdos trabalhados foram: Modelos atômicos, átomos e matéria. A parte prática foi feita através de uma oficina de desenho livre seguido de apresentação. Na dinâmica todos os alunos começaram com 01 folha de papel para dividi-lo. Após chegaram no "menor pedaço possível do papel", foi feito o questionamento: Essa unidade continua sendo papel? Ou ela é tão pequena que perdeu suas propriedades? Logo, concluíram que ao dividiram em pedaços tão pequenos que deixou de ser papel, mas que poderia voltar a ser se juntassem novamente os pedaços. Durante as aulas foi percebido que os discentes se mostravam mais motivados, demonstrando maior interesse em participar, realizaram todas as etapas da atividade e não tiveram dificuldades em expor suas ideias e produção. Atividades diferenciadas podem melhorar o ensino da química, e estas devem ser pensadas de maneira subsidiar a sua liberdade de pensamento, onde venham a buscar pela sua formação tanto quanto o professor a oferece."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Educação de Pessoas Jovens e Adultas"
    "palavra_chave" => "DINÂMICAS, MÉTODOS DIFERENCIADOS, MODELOS ATÔMICOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA12_ID407_17082016211519.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:07"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:42"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "BRAYAN PAIVA CAVALCANTE"
    "autor_nome_curto" => "BRAYAN PAIVA"
    "autor_email" => "brayanpaiva93@yahoo.com.b"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

A Educação para jovens e adultos (EJA) é uma modalidade no ensino que possibilita a jovens e adultos que não tiveram a oportunidade de estudar na infância e adolescência ou que por algum motivo tiveram que abandonar a escola a serem reintroduzidos na escola priorizando a velocidade e eficiência na conclusão do curso. Neste sentido, as práticas pedagógicas desenvolvidas na EJA devem priorizar e valorizar os conhecimentos prévios dos alunos, suas vivências, interações sócio culturais e de trabalho e que favoreçam a sua autonomia. Nas disciplinas englobadas pelas ciências naturais existe uma infinidade de possibilidades para se formar sujeitos autônomos, porém, os métodos de ensino se tornam cada vez mais defasado para a temática. Partindo disto, este trabalho objetivou desenvolver um conjunto de atividades que despertassem a curiosidade dos alunos para a química, oferecendo subsídios para novas perspectivas escolares que fomentem a formação do aluno ativo e participativo. Foi desenvolvido na Escola Municipal Professor Luiz Maranhão Filho, com a turma de EJA bloco II noturno. As atividades foram dividas em observações, sondagem e intervenção. Os conteúdos trabalhados foram: Modelos atômicos, átomos e matéria. A parte prática foi feita através de uma oficina de desenho livre seguido de apresentação. Na dinâmica todos os alunos começaram com 01 folha de papel para dividi-lo. Após chegaram no "menor pedaço possível do papel", foi feito o questionamento: Essa unidade continua sendo papel? Ou ela é tão pequena que perdeu suas propriedades? Logo, concluíram que ao dividiram em pedaços tão pequenos que deixou de ser papel, mas que poderia voltar a ser se juntassem novamente os pedaços. Durante as aulas foi percebido que os discentes se mostravam mais motivados, demonstrando maior interesse em participar, realizaram todas as etapas da atividade e não tiveram dificuldades em expor suas ideias e produção. Atividades diferenciadas podem melhorar o ensino da química, e estas devem ser pensadas de maneira subsidiar a sua liberdade de pensamento, onde venham a buscar pela sua formação tanto quanto o professor a oferece.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.