Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A IMPORTÂNCIA DA LITERATURA PARA O PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DE ELE E IGUALMENTE PARA A CONSTRUÇÃO DOS SUJEITOS: UMA PROPOSTA DIDÁTICO-PEDAGÓGICA.

Palavra-chaves: ENSINO DE ELE;, ENSINO DE LITERATURA;, INTERDISCIPLINARIDADE. Comunicação Oral (CO) Ensino de línguas estrangeiras
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 19881
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 1985
    "inscrito_id" => 11589
    "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DA LITERATURA PARA O PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DE ELE E IGUALMENTE PARA A CONSTRUÇÃO DOS SUJEITOS: UMA PROPOSTA DIDÁTICO-PEDAGÓGICA."
    "resumo" => "O objetivo desse estudo é apresentar uma proposta didático-pedagógica tendo em vista o fortalecimento da literatura em sala de aula e a consolidação da aprendizagem do idioma espanhol, bem como a formação cidadã no que se refere ao pensamento crítico dos sujeitos em construção. Há muito tempo a literatura vem assumindo um papel coadjuvante nas aulas de língua, deixando de ser vista como fator determinante no processo de ensino-aprendizagem. Cabe ao professor a responsabilidade de motivar seus aprendentes, portanto devemos começar o quanto antes. Nossa proposta foi desenvolvida por meio do Programa de Apoio ao Ensino de Línguas Estrangeiras no Ensino Fundamental e Médio (PAELE), apoiado pela Universidade Federal da Paraíba, tendo como orientadora a Prof° Ana Berenice Peres Martorelli. A pesquisa conta com a atuação de duas graduandas, cursando o 7° período do curso de letras espanhol na mesma instituição que, desenvolveram a investigação em aulas direcionadas aos 1° e 5° ano do Ensino Fundamental, em instituição de nível básico (EEBAS), situada nas dependências da própria universidade. Utilizando o gênero conto através do lúdico e, igualmente textos multimodais por meio da semiótica a literatura é abordada de maneira a motivar o interesse dos estudantes quanto a aprendizagem de ELE. Ademais da prática de leitura, buscamos que o aprendiz desenvolva o ato de construir seu próprio modo de ver o mundo, adotando uma postura crítica com relação a sociedade, o que o torna mais propenso a se tornar um cidadão atuante e, portanto fator determinante na mudança social dos indivíduos existentes."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Ensino de línguas estrangeiras"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE ELE;, ENSINO DE LITERATURA;, INTERDISCIPLINARIDADE."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA16_ID11589_15082016180923.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:05"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:37"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAQUEL DOS SANTOS LEANDRO HERMÍNIO"
    "autor_nome_curto" => "RAQUEL LEANDRO"
    "autor_email" => "prof.raquelleandro@gmail."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 19881
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 1985
    "inscrito_id" => 11589
    "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DA LITERATURA PARA O PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DE ELE E IGUALMENTE PARA A CONSTRUÇÃO DOS SUJEITOS: UMA PROPOSTA DIDÁTICO-PEDAGÓGICA."
    "resumo" => "O objetivo desse estudo é apresentar uma proposta didático-pedagógica tendo em vista o fortalecimento da literatura em sala de aula e a consolidação da aprendizagem do idioma espanhol, bem como a formação cidadã no que se refere ao pensamento crítico dos sujeitos em construção. Há muito tempo a literatura vem assumindo um papel coadjuvante nas aulas de língua, deixando de ser vista como fator determinante no processo de ensino-aprendizagem. Cabe ao professor a responsabilidade de motivar seus aprendentes, portanto devemos começar o quanto antes. Nossa proposta foi desenvolvida por meio do Programa de Apoio ao Ensino de Línguas Estrangeiras no Ensino Fundamental e Médio (PAELE), apoiado pela Universidade Federal da Paraíba, tendo como orientadora a Prof° Ana Berenice Peres Martorelli. A pesquisa conta com a atuação de duas graduandas, cursando o 7° período do curso de letras espanhol na mesma instituição que, desenvolveram a investigação em aulas direcionadas aos 1° e 5° ano do Ensino Fundamental, em instituição de nível básico (EEBAS), situada nas dependências da própria universidade. Utilizando o gênero conto através do lúdico e, igualmente textos multimodais por meio da semiótica a literatura é abordada de maneira a motivar o interesse dos estudantes quanto a aprendizagem de ELE. Ademais da prática de leitura, buscamos que o aprendiz desenvolva o ato de construir seu próprio modo de ver o mundo, adotando uma postura crítica com relação a sociedade, o que o torna mais propenso a se tornar um cidadão atuante e, portanto fator determinante na mudança social dos indivíduos existentes."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Ensino de línguas estrangeiras"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE ELE;, ENSINO DE LITERATURA;, INTERDISCIPLINARIDADE."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA16_ID11589_15082016180923.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:05"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:37"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAQUEL DOS SANTOS LEANDRO HERMÍNIO"
    "autor_nome_curto" => "RAQUEL LEANDRO"
    "autor_email" => "prof.raquelleandro@gmail."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

O objetivo desse estudo é apresentar uma proposta didático-pedagógica tendo em vista o fortalecimento da literatura em sala de aula e a consolidação da aprendizagem do idioma espanhol, bem como a formação cidadã no que se refere ao pensamento crítico dos sujeitos em construção. Há muito tempo a literatura vem assumindo um papel coadjuvante nas aulas de língua, deixando de ser vista como fator determinante no processo de ensino-aprendizagem. Cabe ao professor a responsabilidade de motivar seus aprendentes, portanto devemos começar o quanto antes. Nossa proposta foi desenvolvida por meio do Programa de Apoio ao Ensino de Línguas Estrangeiras no Ensino Fundamental e Médio (PAELE), apoiado pela Universidade Federal da Paraíba, tendo como orientadora a Prof° Ana Berenice Peres Martorelli. A pesquisa conta com a atuação de duas graduandas, cursando o 7° período do curso de letras espanhol na mesma instituição que, desenvolveram a investigação em aulas direcionadas aos 1° e 5° ano do Ensino Fundamental, em instituição de nível básico (EEBAS), situada nas dependências da própria universidade. Utilizando o gênero conto através do lúdico e, igualmente textos multimodais por meio da semiótica a literatura é abordada de maneira a motivar o interesse dos estudantes quanto a aprendizagem de ELE. Ademais da prática de leitura, buscamos que o aprendiz desenvolva o ato de construir seu próprio modo de ver o mundo, adotando uma postura crítica com relação a sociedade, o que o torna mais propenso a se tornar um cidadão atuante e, portanto fator determinante na mudança social dos indivíduos existentes.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.