O presente trabalho desenvolvido tem como objetivo proporcionar reflexões sobre a prática docente de uma professora do ensino fundamental I, da rede municipal do ensino, a partir das dificuldades vivenciados em sala de aula no exercício de suas atividades docentes, nos levando à percepção de que são muitos os obstáculos encontrados no percurso da carreira profissional dos professores de ensino básico da rede pública, o que também nos direciona a certos questionamentos e nos impulsionam a buscar meios de modificar ou adequar essa realidade, fazendo com que não impossibilite o desenvolvimento cognitivo dos alunos. Este trabalho apresenta e debate as dificuldades enfrentadas pela pedagoga em pesquisa, na efetivação de suas práticas docentes, visando a análise aprofundada de suas vivências e do que possa vir a ocasionar os maiores embaraços existentes em seu dia a dia. Fundamentada na psicologia sócio-histórica, proposta por Vygotsky, diante dessa concepção social e histórica na qual o sujeito da pesquisa encontra-se inserido, pode-se dizer que em meio na área da educação é espaço que ocorre dificuldades e obstáculos, com isso traçamos um paralelo entre as dificuldades e experiências na prática educativa. Tendo uma visão de reflexão sobre a ação da professora, observando e detectando as dificuldades que persistem a prática docente. Fizemos duas entrevistas semiestruturada e aberta, com uma professora do ensino fundamental I, usamos recursos tecnológicos como celulares, a fim de gravarmos a entrevista, obtivemos autorização da professora já mencionada para gravarmos, transcrevemos esse áudio, para coleta, análise e interpretação da produção dos dados utilizamos.