Este trabalho é resultado do estudo acerca dos parques infantis ribeirão-pretanos das décadas de 1950 e 1960, tendo como fonte de pesquisa a memória oficial para, assim, compreender e (re)construir o passado dos parques da cidade. O primeiro parque infantil foi implantado em Ribeirão Preto em 1951 sob o discurso modernizante das autoridades políticas locais quanto a proporcionar, às crianças da cidade, recreação, atenção à saúde com atendimento médico e odontológico, cuidados higiênicos e, sobretudo, educação física. No parque infantil, em período integral ficavam as crianças com até 6 anos, e em meio período as crianças que já iam à escola de ensino regular. À vista disso, os parques de Ribeirão Preto se tornaram vitrine das administrações municipais, caracterizavam-se e diferenciavam-se pelo seu caráter escolar assistencialista e consequentemente, até o final da década de 1970 foram criados em Ribeirão Preto quatorze parques infantis, que permaneceram ativos até 1980, quando foram transformados em Escolas Básicas de 1º Grau. Com isso, os parques tiveram de se adaptar para escolas com classes de recreação infantil, pré-alfabetização e classes de 1º grau, e todo trabalho diferenciado e exaltado que era oferecido naqueles locais, principalmente as atividades lúdicas e a recreação, diminuiu ou deixou de existir. A partir das fontes históricas obtidas no Arquivo Público e Histórico de Ribeirão Preto (fotografias, álbuns, matérias de jornal, relatórios e almanaques), pode-se notar o quanto a imagem pública construída pelas diferentes administrações da cidade impregnou e contribuiu para a construção de uma memória dos parques infantis da cidade.