Este construto objetiva analisar a presença e a forma como são trabalhados os conteúdos de Biotecnologia e engenharia genética em livros dez (10) livros didáticos de ensino médio, a partir de leitura e um posicionamento crítico quanto o conteúdo teórico, recursos visuais, atividades propostas e os recursos adicionais. A metodologia empregada constituiu-se em uma abordagem qualitativa de caráter exploratório alicerçada nos autores Vasconcelos e Souto (2003), Fonseca e Bobrowski (2015), Mayer (2001), Grillo e Gessinger (2010). A partir dos pontos analisados, foi visto que em relação ao conteúdo teórico, os exemplares que foram melhor qualificados foram os LD02 e LD03, enquanto que os resultados encontrados para o ponto recursos visuais encontraram-se bastante dispersos, sendo que apenas o LD07 merece destaque por conter maior número de imagens com valor didático. Ao analisar as atividades propostas a melhor qualificação foi achada para o LD04, que apresentou questões interdisciplinares, que induziam a problemática, ao final do capítulo analisado, propunha projetos em grupo, bem como o uso de fontes diversificadas de pesquisa, em detrimento do LD07, Já no quesito recursos adicionais o melhor exemplar foi o LD06. Logo, ora alguns livros surpreenderam em alguns aspectos, ora mostravam déficits em outros. A questão é reconhecer aquele que melhor se adequa a atividade docente de acordo com o olhar docente acerca do uso dessa ferramenta.