Sendo uma das substâncias mais abundantes no planeta, a água tem fundamental importância para a manutenção da vida, para a existência da humanidade e para os demais seres vivos. Nesse contexto o objetivo deste trabalho é verificar como o tema “água” pode ser abordado nas aulas de química; bem como trabalhar os aspectos ambientais em conjunto com o processo de conscientização dos alunos e analisar a realidade de abordagem da temática água, inserida dentro de uma perspectiva de educação ambiental e social no ensino de química no nível médio. Para tanto, realizou-se uma pesquisa de campo, utilizando como instrumento de coleta de dados um questionário, destinado aos alunos do primeiro e segundo ano do ensino médio, com a finalidade de compreender qual a perspectiva que os mesmos tinham a respeito do tema em estudo. Diante dos resultados obtidos, e tendo em vista que se trata de uma pesquisa quantitativa, identificou-se que há uma preocupação por parte dos alunos quando se refere a temática “água”, como também a importância de tratar esse tema nas aulas de química. Desse modo a pesquisa comprova a necessidade e a possibilidade de correlacionar os conhecimentos científicos (escolar) com os conhecimentos prévios (cotidiano) dos alunos, o que aponta para o fato de que questões ambientais e fatos atuais na sociedade, como a água, devem fazer parte da matriz curricular, contribuindo para uma educação que esteja diretamente relacionada com o cotidiano do aluno.