FORMAÇÃO DOCENTE E ESTÁGIO SUPERVISIONADO
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 21092 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 2284 "inscrito_id" => 5803 "titulo" => "FORMAÇÃO DOCENTE E ESTÁGIO SUPERVISIONADO" "resumo" => "A formação inicial de professores é um dos momentos mais importantes na construção da identidade docente. É nesta fase que os futuros profissionais têm os primeiros contatos com o seu futuro local de trabalho. Dentre as atividades que possibilitam tal contato está o Estágio Supervisionado. Assim sendo, o artigo intitulado, busca identificar a percepção dos acadêmicos do curso de Geografia, da Universidade Estadual do Piauí, Campus Ariston Dias Lima, que o finalizaram no período 2015.1 sobre seu preparo para o exercício docente com segurança e sobre o ser professor, além de verificar qual o grau de importância conferido pelos mesmos à prática do Estágio Supervisionado e em que esta atividade contribui para sua formação e para a tomada de decisão no que se refere à definição concreta na escolha da profissão. Para isso utilizou-se dos relatos de experiência dos 22 acadêmicos, que estavam vivenciando o Estágio III no período mencionado, os quais foram coletados nas socializações durante os encontros presenciais e por meio um vídeo gravado pelos mesmos para ser apresentado em um seminário de Estágio. Pode-se constatar que os acadêmicos sentem-se inseguros para exercer a profissão e sentem dificuldades na realização da transposição didática, que a teoria do decorrer do curso, em seus pontos de vista, não é suficiente para tal e por essa razão acham que precisam melhorar apontando como solução a pesquisa constante. Sobre o estágio, o apontam como um divisor de água, pois a partir de sua realização puderam ter certeza de que realmente queriam ser professor." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Formação de Professores" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES;, ESTÁGIO SUPERVISIONADO;, O SER PROFESSOR." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA4_ID5803_16082016130124.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:07" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:41" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROSANA SOARES DE LACERDA" "autor_nome_curto" => "ROSANA LACERDA" "autor_email" => "zana.inha16@hotmail.com" "autor_ies" => "U. E. JOSÉ MARQUES - 13ª GRE - SEDUC-PI" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 21092 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 2284 "inscrito_id" => 5803 "titulo" => "FORMAÇÃO DOCENTE E ESTÁGIO SUPERVISIONADO" "resumo" => "A formação inicial de professores é um dos momentos mais importantes na construção da identidade docente. É nesta fase que os futuros profissionais têm os primeiros contatos com o seu futuro local de trabalho. Dentre as atividades que possibilitam tal contato está o Estágio Supervisionado. Assim sendo, o artigo intitulado, busca identificar a percepção dos acadêmicos do curso de Geografia, da Universidade Estadual do Piauí, Campus Ariston Dias Lima, que o finalizaram no período 2015.1 sobre seu preparo para o exercício docente com segurança e sobre o ser professor, além de verificar qual o grau de importância conferido pelos mesmos à prática do Estágio Supervisionado e em que esta atividade contribui para sua formação e para a tomada de decisão no que se refere à definição concreta na escolha da profissão. Para isso utilizou-se dos relatos de experiência dos 22 acadêmicos, que estavam vivenciando o Estágio III no período mencionado, os quais foram coletados nas socializações durante os encontros presenciais e por meio um vídeo gravado pelos mesmos para ser apresentado em um seminário de Estágio. Pode-se constatar que os acadêmicos sentem-se inseguros para exercer a profissão e sentem dificuldades na realização da transposição didática, que a teoria do decorrer do curso, em seus pontos de vista, não é suficiente para tal e por essa razão acham que precisam melhorar apontando como solução a pesquisa constante. Sobre o estágio, o apontam como um divisor de água, pois a partir de sua realização puderam ter certeza de que realmente queriam ser professor." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Formação de Professores" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES;, ESTÁGIO SUPERVISIONADO;, O SER PROFESSOR." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA4_ID5803_16082016130124.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:07" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:41" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROSANA SOARES DE LACERDA" "autor_nome_curto" => "ROSANA LACERDA" "autor_email" => "zana.inha16@hotmail.com" "autor_ies" => "U. E. JOSÉ MARQUES - 13ª GRE - SEDUC-PI" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }