O presente trabalho trata-se de uma pesquisa em andamento apresentada como requisito avaliativo à disciplina de Laboratório de Monografia do curso de Pedagogia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN, que intenciona analisar as práticas de formação leitora recorrentes nas bibliotecas de duas escolas do Ensino Fundamental, da rede pública de ensino de Mossoró/RN, parceiras do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência/PIBID da Faculdade de Educação/FE/UERN. Para alcançarmos o objetivo da proposta investigativa faremos uma pesquisa de campo de cunho qualitativo com a contribuição de duas professoras parceiras do PIBID/FE/UERN como sujeitos da pesquisa. O instrumento de investigação será um questionário com perguntas semiabertas. As vivências experimentadas no decurso da pesquisa possibilitarão uma compreensão mais aberta do que é a biblioteca hoje e o que ela representa na infância das crianças que buscam por meio da literatura, viajar ao imaginário, fascinar-se com as descobertas e saciar curiosidades. É preciso observar se as bibliotecas consistem em um espaço de formação de leitores desde a infância, ou se as mesmas estão sendo utilizadas apenas como armazém de livros ou lugar de castigo de alunos indisciplinados.